Notcias

Notcias

Árvore da Solidariedade: Palavras que fortalecem e tratam

23/11/2018

 Palavras são capazes de transformar, mudar e causar grandes impactos. Parecem simples, às usamos toda hora e muitas vezes não paramos para pensar no poder que elas têm. No Instituto do Câncer Hospital São Vicente, palavras, escritas em um simples bilhete, foram capazes de emocionar e transformar o dia das pacientes que enfrentam o Câncer de Mama. É que, nesta quarta-feira, 21 de novembro, a equipe de comunicação do Bella Città Shopping Center, fez a entrega de mais de mil mensagens que foram deixadas pela comunidade na Arvore da Solidariedade, durante o mês de outubro.

O projeto desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e o Bella, permitiu que, ao passar pelo Lounge Rosa no shopping para receber informações sobre prevenção do câncer de mama, o público também de forma espontânea, podia deixar uma mensagem para quem estava em tratamento. A expectativa era de 200 mensagem, mas com o passar dos dias, a árvore ficou lotada, e mais de 1000 pessoas tiraram um tempo para deixar sua mensagem de apoio e carinho. “Queremos agradecer ao Bella Città por ter oportunizado esta troca de mensagens. Foi muito bom ver a reação das pacientes ao recebe-las. Este carinho faz diferença no tratamento, pois nem todos os dias são fáceis para quem enfrenta o câncer”, evidenciou a psicóloga do HSVP Fernanda Busnello, destacando ainda que, diariamente, ao chegar no setor para o tratamento, as pacientes irão receber o restante das mensagens.

Enquanto faziam a quimioterapia, as pacientes que tratavam câncer de mama retiraram as mensagens. De jovens, crianças, homens, os papéis mostravam que a empatia não tinha uma cara específica. “Deus é bom, é fiel e sei que nunca te deixarás para trás. Lute por você”, este foi o recado que a paciente Elenice Dallmoro recebeu da pequena Luciana Borja, 9 anos, que a deixou emocionada. “É muito bom saber que tem pessoas que se importam com nós, que estamos nos mandando força e se sensibilizando com a nossa situação. Lendo essas mensagens sabemos que não estamos sozinhos”, relatou.

Parceiros do projeto, a equipe de Comunicação do Bella Città participou da entrega das mensagens. “Para nós foi uma imensa alegria poder entregar amor e carinho em forma de recados dos nossos clientes para essas mulheres guerreiras. Desejamos que as palavras de conforto possam significar luz para que sigam confiantes no tratamento dia após dia”, declarou Tatiana Diehl de Sousa, gerente de Comunicação e Marketing do Bella Città Shopping Center”.

O Gerente de Comunicação do HSVP, Rodrigo Marcondes Sardi, ressaltou a importância da realização de eventos e promoção da saúde junto à comunidade. “Através dessa parceria, despertamos a empatia nas pessoas o que é muito válido para os pacientes em tratamento que, muitas vezes esperam apenas por um olhar, atenção e carinho para se fortalecer e vencer esse difícil momentos de suas vidas. Além disso, orientamos a comunidade sobre a necessidade de prevenção da saúde e da realização de exames periodicamente”.

Foto: Equipes do Bella e HSVP fizeram entrega das mensagens (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos