Notcias

Notcias

Iniciativa de prefeitura de Xaxim e HSVP tira pacientes da fila de espera por cirurgia

28/11/2018

 Há alguns anos, o país vem passando por uma crise financeira, isso desencadeia uma série de consequências em diversos setores essenciais. Um deles é a saúde. Hospitais não recebem repasses dos governos, diminuem atendimentos, ficam sem materiais e até mesmo fecham as portas. Com tudo isso, quem perde é a comunidade, que espera muito tempo para serem atendidos. Mas, na contramão de todos esses problemas, a cidade de Xaxim, no oeste de Santa Catarina deu um belo exemplo de que com organização e boas parcerias é possível atender a população.

A Prefeitura de Xaxim firmou um contrato, via processo licitatório, com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, para a realização de 28 cirurgias de alta complexidade, para a implantação de próteses de quadril. Pacientes que há mais de 10 anos esperavam na fila pela cirurgia tiveram a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. Nesta terça-feira, 27 de novembro, 11 dos 28 pacientes, que já realizaram a cirurgia vieram até a Unidade II do HSVP para a consulta de revisão e retirada dos pontos. Anda com ajuda de muletas e andador, no rosto de todos se via uma tranquilidade, olhos marejados e sorriso de esperança.

Acompanhados pelo prefeito Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, primeira-dama Leonor Dagort, Vice-prefeito Adriano Bortolanza, Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, servidora Técnica do SISREG, Ivanir Giacomin e pelos vereadores Inácio Bracht, Volnei Dervanoski e Alcir Cassaniga, os pacientes foram recepcionados pelos médicos ortopedistas Luiz Henrique Penteado, Gabriel Knop, Tercildo Knop e Samuel Faccioni, responsáveis pelos procedimentos e pelo presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, superintendente executivo Ilário De David, administrador da Unidade II, José Carlos Nascimento e pela equipe de Enfermagem.

Na recepção aos pacientes, Ilário parabenizou a iniciativa do município de Xaxim, que colocou as pessoas em primeiro lugar. “É uma honra para nós do HSVP poder prestar este serviço e poder proporcionar essa melhora na qualidade de vida destes pacientes”. O médico responsável pela equipe de cirurgias de quadril, Doutor Tercildo Knop disse estar feliz em ver os primeiros pacientes operados já se recuperando. “A cirurgia de prótese quadril é realizada principalmente para corrigir a limitação de movimentos e função do paciente e também a dor pois, este desgaste é incapacitante. Essa é uma das cirurgias ortopédicas mais realizadas no mundo porque funciona, realmente resolve o problema do paciente”, ressalta Knop pontuando ainda que a “equipe possui mais de 35 anos de experiência em cirurgias de quadril”.

Na oportunidade, o prefeito de Xaxim, falou sobre a iniciativa e explicou mais sobre o porquê e como o município conseguiu auxiliar as pessoas que esperavam pela cirurgia. “Desde quando assumimos, o meu compromisso e do Adriano era o de cuidar das pessoas. Devolver a qualidade de vida é poder proporcionar isso. Estamos cuidando do nosso município como uma empresa, gerindo os recursos com transparência e eficácia, realizando economias em todos os setores e investindo em nossa gente. Sei do compromisso e do trabalho sério que o HSVP possui e ficamos felizes em vermos hoje o excelente trabalho realizado. Temos orgulho de Xaxim ser referência de gestão em nosso Estado e poder auxiliar estes pacientes a se recuperarem, não tem dinheiro que pague”, enfatizou Lírio.

O município de Xaxim tem 30 mil habitantes e segundo o secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, para cirurgia de coluna, por exemplo, mais de 290 pessoas aguardam para fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Poder acompanhar estes procedimentos só nos deu ainda mais a certeza que nossos pacientes foram muito bem atendidos e que agora poderão ter uma vida normal. Mais uma vez agradeço ao HSVP pelo carinho e atendimento especial aos nossos xaxinenses”.

O administrador da Unidade II, José Carlos, destacou que todos estavam felizes por receber os pacientes já operados e vê-los bem. “Esses procedimentos realizados são complexos. Começam com a vinda do paciente de Xaxim, a avaliação médica da possibilidade de cirurgia, o preparo dessa paciente para que não haja intercorrência e a recuperação rápida. Diante disso tudo, estamos muito contentes com os resultados e vendo a felicidade dos pacientes”.

Recomeço sem dor e com mobilidade

A espera desde 2014 pela cirurgia de prótese de quadril trouxerem algumas consequências para Claudio Germano da Rosa. Além de conviver com a forte dor e dificuldade de mobilidade, Claudio que trabalhou sempre em obras, caiu de uma escada por não conseguir firmar a perna e quebrou o braço, perdendo 60 % da mobilidade do mesmo. “Hoje estou muito contente. A qualidade de vida vai melhor 100%! Eu não podia caminhar, tinha muita dor. Quando recebi a notícia da cirurgia foi uma alegria muito grande”, relata Claudio emocionado, agradecendo ainda a equipe médica e a prefeitura de Xaxim. “Estava com um pouco de medo da cirurgia, mas quando a gente pensa na dor, o medo some. De hoje em diante é vida nova”.
.
Foto: 16 pacientes já fizeram a cirurgia de quadril ( Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos