Notcias

Notcias

Doadores e pacientes recebem mimos dos doadores do amanhã

29/11/2018

 A semana do Doador, que aconteceu de 19 a 26 de novembro, realizada no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, além de premiar e parabenizar grupos e doadores, contou com a participação de duas escolas do Projeto Doadores do Amanhã, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Academia Passo-Fundense de Letras.

As crianças da EMEF São Luiz Gonzaga confeccionaram as Gotas de Amor, que foram entregues aos doadores que vieram até a Hemoterapia realizar a doação. Cristiane Barbieri, doadora há 17 anos, esteve no Serviço e ganhou o mimo feito pelas crianças. Ela se emocionou e agradeceu pelo carinho. “Ver que as crianças já estão se engajando na causa é muito lindo. Fico emocionada porque a doação de sangue me faz bem. Minha filha nasceu prematura e já precisou, então eu sei como é fundamental o doador de sangue. Por isso, fiz uma promessa: enquanto eu tiver saúde serei doadora”, relatou Cristiane, que incentivou ainda, outras pessoas. “É rápido, não dói, não faz mal para saúde e nos traz muitos benefícios. Saímos daqui com a certeza de dever cumprido, de missão realizada”.

Ainda, as professoras e crianças da EMEI Padre Alcides confeccionaram bonecas cheirosas que foram entregues junto com mensagens carinhosas as crianças em tratamento contra o câncer, que fazem transfusão. O gesto emocionou pais e profissionais. Na entrega, o Hemozito acompanhou e fez a festa com as crianças. Ele entregou ainda os livros “O Superpoder Real”, que conta de forma didática a indicação dos hemocomponentes e a doação de sangue e o livro “Mensagens de Amor sem Olhar a Quem”, que apresenta mensagens carinhosas dos doadores de sangue, além de desenhos para colorir. Os livros buscam conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue e principalmente trabalhar desde cedo, com crianças e jovens, a importância desde gesto que salva vidas.

O Projeto Doadores do Amanhã tem como objetivo sensibilizar, através da educação e cidadania, os futuros doadores de sangue da comunidade de Passo Fundo e região.

Foto: Doadores receberam Gotas de Amor (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto: Pacientes também receberam bonecas e livros Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos