Notcias

Notcias

UFFS e HSVP realizam ações de prevenção do Câncer de Pele

29/11/2018

 De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele, um dado que preocupa. Por isso, o mês de dezembro, traz uma alerta para a população. Batizado “Dezembro Laranja” o movimento criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) busca orientar e avaliar possíveis casos da doença. Neste sábado, 01 de dezembro, um mutirão acontece em todo o país. Em Passo Fundo, a residência médica em Dermatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, promovem ações no Ambulatório de Dermatologia, antigo quartel.

Das 9h às 15h, médicos, acadêmicos e profissionais estarão disponíveis para sanar dúvidas, realizar exames preventivos e orientar a população gratuitamente. Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”.

Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Por isso, a SBD, UFFS e HSVP convidam a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, usando a hashtag #dezembrolaranja, para conscientizar o máximo de pessoas possíveis.