Notcias

Notcias

Resultado de ações voluntárias beneficia pacientes com câncer

21/01/2019

Quem doa recebe algo imensurável em troca. A alegria de poder realizar o sonho de uma criança ou jovem em tratamento oncológico é algo valoroso, que toca o coração de quem escolhe ser solidário. Do outro lado da corrente, os sorrisos, a energia boa de quem doou e sentiu na pele a emoção de ser um voluntário. No Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo são constantes o apoio, a ajuda, as doações de verdadeiros "anjos" que iluminam a vida de pacientes com câncer.

Pessoas, grupos, empresas doam roupas, cobertores, brinquedos, mechas de cabelos e valores em dinheiro que são revertidos em ações pontuais e beneficiam crianças, adolescentes, jovens e familiares que acompanham a desafiadora batalha contra o câncer.

Durante o ano de 2018 foram realizadas inúmeras atividades com a ajuda financeira mantida pelos voluntários de Passo Fundo e região. A pesquisadora do Centro Oncológico Infantojuvenil, Luziane Fabiani pontua que as doações em dinheiro possibilitaram, em parceria entre HSVP e ICI (Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre), aos pacientes duas viagens para Gramado, no Parque Floribal e Snowland, além de visitas ao Estádio Beira Rio do Sport Club Internacional e Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Também foram confeccionadas as fantasias dos mascotes Tuto, Doctornauta e do Coelho, que animam as crianças em diversos momentos no Centro Oncológico Infantojuvenil.

Entre as atividades voltadas aos pacientes promovidas graças às doações financeiras e de materiais, estão o 1º Encontro de Celebração da Vida, realizado no Clube Recreativo Juvenil, no dia 15 de setembro. O evento reuniu 32 crianças e adolescentes que batalharam e venceram a doença. Através dos voluntários do Instituto do Câncer também foram ofertadas aos pacientes, oficinas de artesanato, maquiagem, pintura de unhas, massagens

Em meio à onda de solidariedade, o destaque em 2018 foi a iniciativa da Comercial Zaffari que se tornou parceiro e viabilizou a Campanha Troco Solidário, nas lojas do Stok Center de Passo Fundo localizadas no Boqueirão, Petrópolis e Centro. O valor arrecadado nas lojas é destinado aos pacientes do Centro Infantojuvenil do HSVP. Segundo Luziane, a campanha iniciou em setembro e já gerou mais de R$ 10.000,00. Esse resultado oportuniza a realização de desejos e sonhos, os quais repercutem para amenizar as dificuldades durante o tratamento oncológico, humanizam o atendimento e confortam os pais e acompanhantes das crianças e jovens. “Além disso, temos como parceira as Farmácias Panvel, que anualmente, repassam ao Centro Oncológico Infantojuvenil, o valor da campanha Troco Amigo”.

Gratidão é a palavra mais importante que deve ser ressaltada a todos os voluntários do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP. “Agradecemos a todos os doadores de cabelos, de materiais escolares, brinquedos, doces, naninhas e mantas, livros, fraldas, aos integrantes da Liga dos Superheróis e todos que financeiramente ajudaram a amenizar o tratamento do câncer de crianças e adolescentes, tornando suas vidas mais felizes. Gratidão a todos que doam seu tempo, suas habilidades, sendo nossos voluntários”, reitera Luziane.

Foto: Voluntários doam seu tempo em benefício dos pacientes (Foto Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Pacientes realizaram o sonho de conhecer pontos turísticos em Gramado (Foto Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Doação de brinquedos beneficia crianças do Centro Oncológico Infantojuvenil (Foto Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Fantasias dos mascotes Tuto e Doctornauta foram confeccionadas com recursos financeiros doados (Foto Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP)

Galeria de fotos