Notcias

Notcias

Venda de livros é revertida para crianças da pediatria

24/01/2019

Que a leitura deve ser incentivada desde cedo para formação de pessoas informadas e críticas não é novidade, agora, aliar esses ganhos com o caráter beneficente de obras é potencializar o valor da leitura. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, quem adquirir os livros A Vaca e o Japiim e O Filho do Hospital, de autoria de Ronaldo André Poerschke, cirurgião vascular do corpo clínico, escritor e ilustrador, estará beneficiando as crianças internadas na pediatria e Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP.

Isso porque, a venda dos livros é totalmente revertida aos pequenos pacientes, que têm à sua disposição brinquedos novos, livros, materiais escolares, tv, games, entre outros atrativos. As obras foram subsidiadas pelo autor e o Hospital São Vicente de Paulo, tendo em vista a importância social de beneficiar as crianças no ambiente hospitalar. De 2015 a 2018, os livros já renderam em torno de R$ 12 mil, valor utilizado para renovar os instrumentos que fazem a alegria da garotada e ainda contribuem para a sua recuperação. Na última compra realizada em dezembro de 2018, foi investido R$ 2.180,00 em bonecas, carros, jogos, fantoches, materiais escolares, entre outros brinquedos.

Enquanto as crianças brincam no hospital estão receptivas ao tratamento e a cada dia melhoram seu estado de saúde, aproximando-se do momento esperado de ir para casa. Essa perspectiva é nítida e notória entre os pacientes. Segundo o autor Ronaldo, “o brincar envolve uma espécie de encenação, aonde ocorre a indução de um estado mental semelhante ao da criação artística”. Nesse aspecto, o escritor salienta que o tempo e o espaço ganham outra dimensão e a alegria substitui o sofrimento nas traumáticas hospitalizações de crianças. “Basta observar os pequenos e constatamos que o brincar ajuda a enfrentar o estresse, o medo, a própria dor e o sofrimento emocional intrínseco em uma internação”.

Como dizia o poeta Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, portanto, continuem adquirindo os livros A Vaca e o Japiim e o Filho do Hospital, para que os pequenos pacientes possam ter uma internação mais leve e feliz. As obras estão à venda, no Restaurante e Cafeteria do HSVP.

Sobre os livros
A Vaca e o Japiim – publicado em 2015, a obra retrata alguns hábitos dos pássaros nativos da América do Sul e Central.

O Filho do Hospital – publicado em 2016, o livro conta a história de um menino, morador de um hospital, que desbrava um mundo repleto de aventuras, futebol, cuidado e humanidade.

Foto: Brinquedos novos são um atrativo para as crianças internadas (Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Jogos, materiais escolares e brinquedos foram adquiridos com a venda dos livros infantis (Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Galeria de fotos