Notcias

Notcias

Mural expõe histórias de pacientes com câncer

30/01/2019

“Qualquer sentimento pode ser suportado se sobre ele puder ser contada uma história”, essa é a proposta do projeto Conte sua história, idealizado pela equipe de Enfermagem e Psicologia do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) – Unidade 2, de Passo Fundo. A ideia é oportunizar aos pacientes conhecer histórias de pessoas que já tiveram em tratamento no HSVP. Esse desejo é comumente manifestado por quem está iniciando a quimioterapia e quer saber, o que os pacientes sentiram, como cada um lidou e enfrentou esse momento em suas vidas.

O projeto Conte sua história da Oncologia da Unidade 2, criado pela psicóloga Gisele Dala Lana e a enfermeira Vivian Susin, nasceu em virtude de uma necessidade de criar vias elaborativas que auxiliam o paciente frente ao término de um ciclo de tratamento, a fim de poderem dar um sentido à sua experiência. “Este é um momento muito significativo em suas vidas, para muitos representa um fechamento frente às questões do seu adoecimento, dos sentimentos e pensamentos que tiveram neste período de tantas expectativas e também frustrações”, avaliam as profissionais.

Na prática, os pacientes são convidados no último dia da quimioterapia a deixarem uma mensagem para aqueles que permanecem, e em especial, aos que estão chegando. A inserção dos pacientes e a elaboração das mensagens acontecem desde agosto de 2017. Segundo a psicóloga e a enfermeira, a finalidade do projeto é contemplar tanto os pacientes que estão iniciando, quanto os que estão finalizando as quimioterapias, assim como seus familiares. Elas informam que a novidade desse ano é a apresentação das mensagens em um mural, recentemente inaugurado no Instituto do Câncer Unidade 2.

Conforme Gisele, “os relatos dos pacientes favorecem que os iniciantes conheçam histórias de pessoas que já viveram esta situação aqui, com esta equipe multidisciplinar (médicos, enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, entre outros). Fatos que podem facilitar a confiança no tratamento proposto”. Nesse sentido, as histórias contadas nas mensagens demonstram que as dificuldades, as preocupações e medos fazem parte do processo e podem se transformar com um desfecho favorável ao final do tratamento.

Foto: Mural expõe histórias de superação dos pacientes atendidos no Instituto do Câncer (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Relatos estimulam pacientes que estão iniciando o tratamento (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)
 

Galeria de fotos