Notcias

Notcias

Certificação da Farmácia Magistral tem foco na qualidade e segurança do paciente

31/01/2019

Melhorias em diversos aspectos fazem parte da realidade da Farmácia Magistral do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Em 2001 iniciou o processo de implementação da ISO 9001 no setor, sendo que a certificação foi conquistada em 2007. Desde então, a implantação de melhorias é uma constante na Farmácia Magistral. “As mudanças e melhorias que o sistema trouxe são inúmeras e impactaram melhorias na estrutura física, adequação dos processos, satisfação dos clientes internos, customização de medicamentos para atender a prescrição médica e gerenciamento de custos”, pontua a farmacêutica responsável pelo setor, Liseane Beux Moreira.

Ao detalhar passos do processo, Liseane informa que iniciaram na versão ISO: 9001:2000, após migraram para a versão 2008 e recertificaram com a versão 2015, no ano de 2018. Ela salienta que a versão 2015 da norma direciona o sistema de gestão para além da gestão de documentos, abrangendo a análise dos riscos do processo. “Após a certificação inicial são realizadas auditorias anuais de manutenção externa, auditorias internas e a cada três anos ocorre o processo de recertificação”.

Historicamente, a ISO 9001 surgiu em 1947, com o intuito de contribuir para que empresas de diversas áreas do conhecimento consigam a normalização de seus processos. Nesse sentido, a farmacêutica enfatiza que a qualidade dos produtos e a segurança do paciente, através da assistência farmacêutica, são o que movem a certificação da Farmácia Magistral do HSVP.

Segundo Liseane, atualmente, a empresa certificadora é a BSI British Standards Institution (órgão nacional de padrões do Reino Unido). A BSI produz padrões técnicos em uma ampla gama de produtos e serviços, e também fornece serviços relacionados à certificação e padrões para empresas.

Foto: Certificação ISO 9001 trouxe melhorias para a Farmácia Magistral (Foto Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Qualidade dos processos é vital para obter certificação (Foto Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Resultado da certificação é a segurança para o paciente (Foto Assessoria de Comunicação HSVP)

Galeria de fotos