Notcias

Notcias

Dia Mundial do Câncer: HSVP é referência no tratamento infantil e adulto

01/02/2019

Nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), esta data trata-se de uma campanha de utilidade pública, que tem como slogan Eu Sou e Eu vou. O objetivo é tentar evitar milhões de mortes a cada ano, através da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Para reforçar a importância da data, o Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através de seus oncologistas e equipes multiprofissionais, evidencia em veículos de comunicação, formas de prevenção, diagnóstico, tratamentos e incidência da doença, que tem alta mortalidade na população.

O Hospital São Vicente de Paulo é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), de referência no tratamento de câncer infantil e adulto. Desta forma, o Instituto do Câncer atua em todas as etapas do tratamento oncológico, oferecendo equipes multiprofissionais altamente capacitadas, tecnologia de ponta e ações de humanização que fazem parte do dia a dia dos pacientes e familiares. Para a comunidade, a instituição realiza eventos que focam a prevenção da doença.

O Instituto do Câncer integra as áreas de oncologia clínica, cirúrgica, oncopediatria, hematologia, pesquisa clínica e radioterapia. A excelência no tratamento se concretiza com o trabalho conjunto de médicos e profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, pesquisa e assistência social.

O Hospital São Vicente de Paulo investiu na reformulação estrutural do serviço oncológico, em espaços agradáveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como convênios e particular. Com duas unidades, uma na matriz e outra na unidade 2, oferece um ambiente confortável e acolhedor para os pacientes e seus familiares.

O Centro Oncológico Infantojuvenil dedica-se exclusivamente aos pacientes de 0 a 19 anos. Um projeto exemplar é a Classe Hospitalar Escola de Vida, realizado em parceria entre HSVP, Secretaria Municipal de Educação, Promotoria Pública e Universidade de Passo Fundo (UPF), que dá continuidade ao ensino da criança e jovem hospitalizado, validando o conhecimento obtido durante a internação.

A radioterapia ampliou sua capacidade de atendimento com a instalação do segundo acelerador linear. Este equipamento incorpora avançadas tecnologias de intensidade modulada, radioterapia guiada por imagem, radioterapia estereotáxica e radiocirurgia, entre outras técnicas.

Como projetos futuros, o Instituto do Câncer do Hospital São Vicente tem a implantação de uma unidade de transplante de células progenitoras hematopoéticas, conhecido como transplante de medula óssea. A área de diagnóstico está sendo ampliada com a aquisição de uma nova ressonância magnética e do PET CT.

Foto: Atendimento oncológico requer alta capacidade profissional (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Instituto do Câncer na unidade 2 oferece ambiente diferenciado para pacientes e familiares (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Dois equipamentos e maior tecnologia qualificam Serviço de Radioterapia (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Escola de Vida é um exemplo de projeto voltado ao ensino de crianças e jovens (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos