Notcias

Notcias

HSVP mantém acreditação pela ONA

06/02/2019

Em maio de 2018, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo conquistou o Certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, recentemente, em visita ordinária de manutenção, a instituição manteve a certificação de hospital acreditado, com foco principal na segurança do paciente. A metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. Avaliado pelo Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS), a acreditação está avalizada conforme as normas da Organização Nacional de Acreditação ONA e requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação. No cenário nacional apenas 4,5% dos hospitais são acreditados, no Rio Grande do Sul são 17 instituições hospitalares certificadas, sendo que na região norte o HSVP foi pioneiro nesta conquista.

A manutenção da certificação foi conquistada pelo Hospital São Vicente de Paulo após visita dos avaliadores do IAHCS. O gerente do Projeto de Acreditação Hospitalar do HSVP, Marcos Antônio de Britto, informa que a visita da instituição acreditadora acontece de oito em oito meses, até o final da vigência da certificação, que tem durabilidade de dois anos. “O objetivo dos avaliadores é verificar se estamos mantendo todas as melhorias realizadas e conseguindo avançar nas oportunidades de melhoria apontadas”.

Segundo a enfermeira Caroline da Silva Zanella, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e integrante da equipe do Projeto de Acreditação Hospitalar, a instituição tem que manter integralmente suas condutas, indiferente aos momentos de avaliação externa, levando em consideração a necessidade de manutenção pertinente das boas práticas em saúde. “Foi evidenciado ao longo da visita mudanças em relação ao organograma da instituição, melhoria no profissionalismo da gestão e no trabalho em equipe, favorecendo o alcance dos resultados desejados”, pontua Caroline. Ela ainda ressalta que melhorias estruturais, que já estão na cultura da instituição, passaram a ter um foco mais assertivo naquilo que realmente agrega valor para o paciente.

O conceito básico do processo de acreditação é a melhoria contínua. De acordo com a enfermeira, ao ingressar uma vez não há como retroceder. Portanto, frente à certificação mantida, o foco permanecerá na busca por melhorias pertinentes nas áreas de segurança do paciente, qualidade e gerenciamento de riscos institucionais.

Melhor qualidade e segurança nos serviços
Para o público externo que utiliza os serviços de um hospital acreditado há a garantia de entrega de um serviço qualificado e com segurança. “Um hospital que é acreditado visa processos que tenham de fato entregas seguras e qualificadas. Na verdade, é um atendimento com garantia de qualidade, padronizado, seguindo os preceitos básicos de segurança”.

Dentro do prisma da acreditação a busca sistemática por melhoria é permanente. “Nós influenciamos a saída de todos os processos e suas entregas, sejam produtos e serviços, para que eles tenham um nível de padrão de qualidade que irá garantir a segurança do paciente”. Britto enfatiza que o bom de tudo isso é que todos ganham. “A comunidade que terá um serviço de qualidade e seguro. Ganha a instituição que padroniza processos, organiza estruturas, para ter melhores resultados. Ganha o funcionário que terá um ambiente de trabalho organizado, especialmente, terá o incentivo para evoluir na curva de aprendizado”. Ele ainda salienta que é uma caminhada que tem início e não fim.

Quanto à realidade de práticas qualificadas e seguras, Caroline chama atenção para que a população tenha o interesse despertado e seja ativa nesse sentido. “Porque eu tenho que manter a grade elevada do leito de meu familiar? Porque eu tenho que lavar as mãos antes de visitar o paciente? Porque eu não posso entrar num grupo grande para visitação no hospital? Tais questões e busca por conhecimento devem ser feitas pelas pessoas, com a finalidade de conhecer e nos auxiliar no processo como um todo, pois a garantia da qualidade e segurança é um benefício para a comunidade, que precisa se tornar mais atuante na prática do auto cuidado”.

Com a manutenção da certificação, o gerente do projeto de Acreditação do HSVP afirma que “estamos nos aproximando de hospitais de vanguarda do país. Daqui para frente, mais mudanças ocorrerão no hospital e em 2020, estaremos em busca da recertificação”, almeja Britto.
Enquanto equipe, Britto e Caroline consideram essa caminhada gratificante, pois “tivemos um crescimento maravilhoso na curva de aprendizado. De uma maneira sistêmica, e além dessa visão, conseguimos entender a transversalidade que existe entre os processos, interagindo um com o outro, para a entrega final. Saímos de um patamar profissional para alcançar outro patamar. Trabalhando em cima de uma temática fundamental na área da saúde, que é a segurança do paciente. Estamos gratificados e felizes por essas conquistas”.

Foto: Acreditação assegura melhor qualidade e segurança do paciente (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos