Notcias

Notcias

HSVP recruta pacientes para estudos clínicos

11/02/2019

 As pesquisas clínicas são grandes aliadas para a melhora e evolução da medicina. Através delas é possível criar novos medicamentos, rastrear doenças e obter dados epidemiológicos. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC), participa e realiza estudos nacionais e internacionais em diversas áreas. A maioria dos estudos são multicêntricos, ou seja, acontecem em diversos países, em centros credenciados.

Atualmente a Unidade está trabalhando com diversos Estudos Clínicos, entre eles, um com pacientes com sobrepeso ou obesidade e outro estudo clínico com pacientes adultos infectados com o vírus sincicial respiratório. Os critérios para participar da pesquisa de sobrepeso e obesidade são idade acima de 45 anos, com história prévia de Infarto Agudo do Miocardio, Acidente Vascular Cerebral Isquêmico ou Hemorrágico ou Revascularização Arterial Periférica.

Já para a pesquisa sobre pacientes infectados com o vírus sincicial respiratório, os pré-requisitos são, pacientes com idade acima de 18 anos, com Infecção Viral do Trato Respiratório e que, apresentem alguns desses sintomas: febre, tosse, falta de ar, coriza, congestão nasal, dor de garganta.

Ser voluntário de pesquisa clínica só pode ocorrer com o seu total consentimento. Em um estudo clínico o paciente é totalmente informado da pesquisa, quais tratamentos e o tipo de acompanhamento que irá receber. Será informado também sobre os riscos e benefícios da pesquisa e terá total liberdade para participar ou não. O paciente recebe um documento (termo de consentimento livre e esclarecido) que detalha todo o estudo e comprova que a participação é totalmente voluntária. O paciente tem o direito de entrar e sair da pesquisa quando quiser.

Para mais informações, entre contato com a Unidade de Pesquisa Clínica do HSVP pelos telefones: 3316-4076/3581-1831 de segunda à sexta das 08h às 12h e das 13h:30min às 17h30min.