Notcias

Notcias

Alunos do curso Técnico de Enfermagem são recepcionados em aula magna

13/02/2019

 A Escola de Educação Profissional São Vicente, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recepcionou na segunda-feira, 11 de fevereiro, os alunos para o ano letivo de 2019. Na ocasião uma aula magna foi realizada com o Enfermeiro e assessor de Gerência de Enfermagem Felipe Lucas que falou aos futuros técnicos de enfermagem sobre Humanização.

A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores. Conforme a Vice-Diretora da Escola, Carla Sfreddo “humanizar a saúde também significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde”.

Em sua fala, Felipe destacou que a base da humanização pode ser apoiada em cinco pilares: o cuidado, o respeito, a empatia, o ouvir o outro e o aconselhamento. Ainda, o enfermeiro ressaltou que a empatia, capacidade de compreender o sentimento ou reação do outro imaginando-se nas mesmas circunstâncias, torna os indivíduos mais humanos.

Além da humanização, os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre as seis metas para a segurança do paciente, as quais foram implantadas no HSVP, propiciando o título de Hospital Acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

Para finalizar a palestra, Felipe citou também a autora Lya Luft, que diz que “nossas digitais não se apagam da vida que tocamos”. “Para os alunos foi muito impactante, pois ao pensar nesta frase representa exatamente o cuidado que a enfermagem precisa para cuidar dos pacientes”, avaliou Carla.

Foto: Novos alunos e os já estudantes lotaram o auditório para acompanhar a palestra (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos