Notcias

Notcias

70 novos especialistas para a área da saúde

25/02/2019

 O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) formaram na sexta-feira, 22 de fevereiro, 70 médicos residentes, que receberam o título de especialistas em 21 especialidades. A cerimônia aconteceu no Auditório do Colégio Notre Dame e contou com a presença da direção do HSVP, reitoria da UFFS, preceptores, supervisores de áreas, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Rigon, Alba Valéria Coldebella Stein representando a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, representantes do Hospital Municipal de Passo Fundo, Hospital de Caridade de Carazinho e Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

Na solenidade, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, conferiu o grau aos especialistas que, depois, foram chamados nominalmente para receber o canudo das mãos dos supervisores e preceptores das áreas. “Este momento da formatura sintetiza todo um trabalho e esforço de centenas de pessoas, a dedicação dos nossos residentes. É um dia especial que reforça o trabalho dessas instituições na formação de profissionais da área da saúde”, salientou Giolo, parabenizando os formandos e familiares e agradecendo aos preceptores e supervisores de programas.

Na cerimônia, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva também parabenizou os formandos e destacou o trabalho realizado há mais de 40 anos pelo Hospital São Vicente, para que a Residência Médica proporcione um ensino cada vez mais qualificado. “O primeiro programa de Residência Médica implantado em 1976, foi o de Neurocirurgia. Com dificuldades e desafios daquela época, tínhamos a perspectiva de nos tornar um centro de referência na formação de médicos especialistas. Era um grande e complexo desafio que foi se tornando realidade a cada conquista alcançada: de um número maior de programas credenciados pela comissão nacional de residência médica. Acreditamos que atingimos este objetivo, mas não teríamos chegado ao patamar de 29 programas de residência médica credenciados, com mais de 1000 residentes formados, se não fosse o trabalho de muitas pessoas, especialmente dos supervisores e preceptores”, evidenciou o presidente, reiterando a importante conquista dos 70 médicos. “Este dia ficará marcado pela comemoração e alegria de estarem encerrando mais uma importante etapa. O Hospital São Vicente está de portas abertas para todos vocês exercerem suas especialidades”.

A primeira secretária da Associação dos Médicos Residentes do HSVP, Giuliane Bogoni falou em nome dos especialistas agradecendo aos mestres, preceptores, funcionários do hospital e pacientes. “O tempo que passamos dentro do Hospital São Vicente, ou nossa segunda casa ou primeira casa, foi um período de muita mudança e aprendizado. Entramos aqui como médicos e saímos hoje especialistas. Ficamos imersos em uma certa área para aprender tudo que era possível dela. Saímos da residência pessoas melhores que entramos, agradecemos nossas famílias, colegas mestres e pacientes”, enalteceu a agora especialista em Clínica Médica.

O Coordenador da Comissão De Residência Médica Da UFFS, Dr. Jairo Caovilla ressaltou a importância do momento e da formatura de novos médicos especialistas que vão para a comunidade auxiliar muitas pessoas. “A COREME agradece a todos por escolherem a nossa instituição para a busca da especialização. O período que vocês passaram como médicos residentes no HSVP fará sem dúvidas, diferença em sua vida como médicos, pois, estão preparados para desempenhar o papel como especialistas”, pontuou Caovilla, deixando ainda uma mensagem para os formandos. “Gostaria que lembrassem da seguinte frase: Tratem o doente e não as doenças”.

Os 70 formandos receberam os títulos nas seguintes especialidades: Cardiologia; Cirurgia da mão; Cirurgia geral; Cirurgia vascular; Clínica médica; Dermatologia; Ecocardiografia; Gastroenterologia; Medicina de família e comunidade; Medicina intensiva; Medicina intensiva pediátrica; Neonatologia; Neurocirurgia; Neurologia; Obstetrícia e ginecologia; Oftalmologia; Oncologia clínica; Ortopedia e traumatologia; Otorrinolaringologia; Pediatria e Radiologia e diagnóstico por imagem.

Foto: Formatura aconteceu no Auditório do Colégio Notre Dame ( Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos