Notcias

Notcias

HSVP apoia a Semana do Sono

11/03/2019

 A Semana do Sono é uma campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. Criada em 2015 pela Associação Brasileira do Sono (ABS), a campanha tem como base o evento Dia Mundial do Sono, promovido pela World Sleep Society, na sexta-feira, 15 de março. Criado e organizado pela World Sleep Society, o 12º Dia Mundial do Sono é um evento de conscientização reconhecido internacionalmente, reunindo instituições, pesquisadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral para reconhecer o sono e seu impacto importante em nossa saúde.

O Dia Mundial do Sono de 2019 terá como temática principal o slogan "Dormir bem é envelhecer com saúde ", destinado a enfatizar a importância do sono na saúde geral em qualquer idade. Esse foco é propositalmente amplo, buscando levar a mensagem de podemos melhorar a qualidade de vida com um sono saudável. Ao contrário, quando o sono é ruim, a qualidade de vida piora. O sono saudável é uma necessidade preciosa e um dos principais pilares da saúde.

Conforme o Pneumologista e Médico do sono Dr. Tiago Simon, integrante do Corpo Clínico do HSVP, para a maioria dos adultos, dormir de 7 a 8 horas cada noite pode ser a coisa mais importante para manter e melhorar a saúde física e mental. As crianças, precisam de ainda mais tempo de sono para aprender e brincar melhor. “Obter boa qualidade e quantidade de sono é uma das chaves para o envelhecimento saudável, melhorando a saúde tanto no aspecto físico, cognitivo e emocional. Ter bom sono na idade adulta e meia-idade reduz o risco de obesidade e hipertensão, protege contra o declínio cognitivo relacionado à idade e à Doença de Alzheimer, e tem sido associado à diminuição das taxas de depressão”, evidencia Tiago, pontuando ainda que, em alguns estudos, o sono regular foi associado a menos sinais de envelhecimento na pele facial e melhor tonicidade da pele.

Para incentivar o cuidado com o sono e disseminar informações sobre a importância deste, para o envelhecimento saudável, o HSVP em parceria com a Associação Brasileira do Sono promove na quinta-feira, 14 de março, às 19h15 min, no auditório da Unidade Uruguai, (Rua Uruguai 2050) a palestra “Aspectos evolutivos do sono ao longo da vida, porque dormir bem é envelhecer com saúde? ”, com Dr. Cassiano Forcelini. Colaboradores, corpo clínico, residentes, acadêmicos e a comunidade em geral estão convidados a participar.