Central de atendimento: (54) 3316-4000
Acesso Intranet ◢
Nossos Serviços
Transplantes

Para muitas pessoas, o transplante de órgãos é a única chance de se manter vivo. O sucesso do procedimento é responsável por acabar com a angústia e devolver a alegria de pacientes e familiares, além de elevar substancialmente a qualidade de vida do paciente. O Hospital São Vicente de Paulo está engajado nesta causa nobre e conta com equipes transplantadoras de córneas, rins, fígado e tecidos ósseos, que são referência no estado do Rio Grande do Sul.

A finalidade de proporcionar uma nova oportunidade de vida às pessoas que precisam de um transplante está alicerçada na história da instituição. Em 1969, de forma pioneira, mesmo num contexto de escassa tecnologia para os profissionais de Medicina, o HSVP realizou o transplante de córnea. Com esse espírito de vanguarda, em 1981, a instituição foi a primeira do Brasil a organizar um Banco de Tecidos Músculo Esquelético, sendo hoje o único no estado. No ano de 1988 realizou o primeiro transplante de fêmur. Também nesse ano fez o primeiro transplante de coração do sul do país. Já no século XXI, realizou o primeiro transplante de fígado do interior do estado, e em 2002, o primeiro transplante meniscal do país.

Todas estas conquistas foram possíveis graças à dedicação de profissionais que levam a conscientização ao maior número de pessoas. No hospital, atuam a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e a Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).

Encontro dos Pacientes Transplantados

Anualmente, o HSVP organiza o Encontro dos Pacientes Transplantados. O evento ocorre com o propósito de reunir os pacientes, que transplantaram na instituição, com os familiares e equipe médica para momentos de lazer, integração e informação.

O primeiro encontro ocorreu em 2000, quando se reuniam apenas os transplantados de fígado. A partir de 2008 o encontro passou também a ter a participação dos transplantados de córnea e rim. Característico dos encontros, o Jogo da Vitória é um campeonato de futebol disputado pelos transplantados e equipe médica. Times femininos e masculinos participam da brincadeira. Uma forma de humanização, na qual se evidencia a importância da doação de órgãos para a continuidade da vida e para a construção de uma corrente em defesa da vida.


Galeria de fotos


botão ir ao topo botão voltar