O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo tem o único Banco de Tecidos Musculoesqueléticos (BTME) em atividade no estado do Rio Grande do Sul. Essa unidade entrou em funcionamento através da Portaria nº. 556 de 05 de outubro de 2005.
O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos é o estabelecimento que, com recursos humanos e instalações físicas adequadas, realiza triagem clínica e laboratorial dos doadores, retirada, identificação, transporte, processamento, armazenamento e disponibilização dos tecidos.
A procedência garantida pelo BTME do Hospital São Vicente de Paulo traz segurança na implantação dos enxertos e minimiza os riscos associados ao material biológico humano. Os materiais mais utilizados em transplantes e enxertos são os tecidos de origem humana, obtidos de doadores vivos ou falecidos. A doação deste material e sua utilização para fins terapêuticos são regulamentadas pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (CGSNT/MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).