Notcias

Notcias

HSVP e UPF firmam convênio para curso de Pós-graduação

20/03/2019

 A parceria entre o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo (UPF), ao longo de mais de 60 anos traz benefícios para a comunidade. Mais uma vez, as duas entidades se uniram em prol da saúde e educação. No dia 13 de março, HSVP e UPF firmaram um convênio de cooperação que permitirá que 46 professores/funcionários ligados à Escola de Educação Profissional São Vicente realizem o curso de pós-graduação lato sensu “Formação Pedagógica para a Educação Profissional”. O acordo é o reflexo da preocupação das instituições com a formação dos professores que irão preparar e orientar os futuros profissionais da saúde.

Sobre a parceria, a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, pontuou o desejo de que mais laços como esse sejam firmados com o HSVP. “É uma alegria firmar mais uma parceria com o Hospital São Vicente de Paulo”, disse. Já o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, destacou que o convênio vem ao encontro da política da vice-reitoria, a qual se volta a envolver, cada vez mais, as unidades e os cursos na proposição de formações in company com empresas e instituições da região. “Essa proposta foi uma demanda do HSVP e liga duas instituições importantes no município, o que é bem emblemático dentro dessa nova política de cursos in company”, comentou.

O superintendente do HSVP, Ilário De David, agradeceu a UPF pela parceria e evidencio o papel das instituições na formação de profissionais. “Os 46 professores que participam dessa formação vão preparar inúmeros outros profissionais técnicos de Enfermagem. Agradecemos a Universidade por ser mais uma vez parceira do HSVP”.

O curso de pós-graduação lato sensu Formação Pedagógica para a Educação Profissional iniciou na sexta-feira, 15 de março. Os 46 alunos participaram de uma aula inaugural, que contou com apresentação do grupo de percussão da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), coordenada pelo professor Me. Marcio Luiz Tolio. Na oportunidade estiveram presente o Superintende Executivo do HSVP, a coordenadora do curso professora Me. Rosangela Hanel, diretora da Faed, professora Dra. Adriana Dickel, o Gerente de Enfermagem do HSVP, José Olavo Lupatini Filho e a diretora da Escola de Educação Profissional São Vicente, Carla Sfreddo.

Conforme Carla, a proposta da formação nasceu da necessidade de os profissionais do HSVP terem curso pedagógico para ministrar aulas com mais qualidade. “Este convênio será de 12 meses. Hoje a Escola de Educação Profissional tem 400 alunos, 11 turmas, sendo três em estágio. Queremos neste ambiente de sala de aula melhorar a forma de ensinar para formar profissionais cada vez melhores”, evidenciou a diretora. Complementando Carla, José Olavo pontuou que os técnicos de Enfermagem são muito importantes para o setor da saúde, por isso, também é fundamental que tenham uma formação adequada. “A segurança do paciente, a qualidade do atendimento passa por todos os profissionais. Por isso precisamos trabalhar isso com eles, desde a formação”.
A diretora da Faed também ressaltou a importância da qualificação dos professores e sobre o objetivo da parceria. “Qualificar profissionais para atuarem na educação profissional como docentes, técnico-administrativo ou gestores, por meio de uma formação pedagógica pautada em relações profícuas entre ciência e trabalho e uma visão ampla e complexa da sociedade”, finalizou Adriana, informando sobre o projeto político-pedagógico e a importância de potencializar as competências dos professores, na elaboração de situações de ensino-aprendizagem compatíveis com as demandas educativas.
 
Foto: Aulas iniciaram no dia 15 de março (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos