Notcias

Notcias

HSVP oferece serviço de tratamento de cálculo urinário

12/04/2019

Popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que causa bastante dor e desconforto e podem ser encontradas em qualquer ponto das vias urinárias. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o cálculo renal atinge cerca de 10% da população. Dessa forma, O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, viabiliza na Unidade Uruguai, o Serviço de Tratamento de Cálculo Urinário, que conta com uma equipe multiprofissional especializada, equipamentos e procedimentos de ponta para possibilitar um rápido atendimento e a resolução dos casos.

Entre os equipamentos disponíveis no serviço está a Litotripsia Extracorpórea – máquina para fragmentação de cálculos, procedimentos endoscópios urinários com fragmentação a laser e procedimentos renais percutâneos, também, com fragmentação a laser.

No Pronto Atendimento 24h, após avaliação do paciente, nos casos de cálculo renal, o urologista é chamado para avaliar e repassar a melhor medida a ser tomada. Se houver necessidade do procedimento, o encaminhamento já é realizado. A escolha do método depende do quadro clínico do paciente, que por sua vez, tem todas as condutas baseadas nas mais recentes diretrizes do tratamento de cálculo da Sociedade Brasileira de Urologia, Associação Europeia de Urologia e Associação Americana de Urologia.

Em geral, o paciente com cálculo renal pode conviver por muito tempo com a pedra sem apresentar nenhum sintoma. No entanto, se ocasionado a saída do cálculo do rim, pode gerar dor aguda, que é causada pela obstrução do uréter, conduto que escoa a urina do rim para a bexiga. Nesse caso, os principais sintomas associados ao quadro são dores na região lombar, de grande intensidade e, frequentemente, associadas a vômitos, infecção urinária de repetição e até mesmo sangue na urina. Se houver a manifestação de algum desses sintomas, procure o Serviço de Tratamento de Cálculo Urinário do HSVP, que atende a convênios e particulares e possibilita um tratamento rápido e completo.

Foto: Litotripsia Extracorpórea é uma máquina para fragmentação de cálculos (Foto Ascom HSVP/Caroline Silvestro)