Notcias

Notcias

Bate-papo traz curiosidades e bastidores do Livro Box Hospital São Vicente de Paulo -100 Anos de História

17/04/2019

  Em 2018, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo completou 100 anos. Para eternizar a trajetória de desafios, conquistas e crescimento da instituição, foi lançado o livro “Hospital São Vicente de Paulo -100 Anos de História”. Divido em quatro fascículos: A Saga dos Vicentinos, 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo, O Paciente em Primeiro Lugar e A Linha do Tempo, o box é rico em detalhes, documentos, histórias, depoimentos e informações sobre a casa de saúde que nasceu para abrigar e acolher de forma gratuita a população que necessitava de atendimento médico.

Os responsáveis por buscar, pesquisar e compilar tantas histórias são Dr. Osvandré Lech e os pesquisadores Marco Antonio Damian, Ivaldino Antônio Tasca e Paulo Monteiro, que estiveram na terça-feira, 16 abril, na Livraria Delta do Passo Fundo Shopping, participando de um bate-papo e falando sobre os bastidores e detalhes deste trabalho. O bate-papo, em comemoração ao mês da saúde, foi organizado pela Comunicação Social do HSVP, em parceria da Livraria Delta do Passo Fundo Shopping.

Na conversa, os autores destacaram o esforço coletivo dos Vicentinos e da comunidade junto com o Pe. Rafael Iop para a criação do hospital. Um trabalho que iniciou com um grande desafio, atender os doentes acometidos pela Gripe Espanhola. Ainda, os pesquisadores relataram o intenso trabalho da leitura em atas, jornais da época, documentos e resgate fotográfico para contar a história da instituição. História essa, que conforme os autores, também se confunde com a da cidade e região. “Passo Fundo é hoje o terceiro polo médico da região Sul. Isso se deve ao crescimento do HSVP e ao surgimento da Faculdade de Medicina que impulsionaram a área saúde”.

Dentre inúmeras curiosidades, Dr. Osvandré destacou alguns médicos que foram personagens do crescimento da instituição. Se em 1900, Passo Fundo não tinha médicos, anos depois, teria profissionais de referência no país. “Tínhamos aqui médicos a frente do seu tempo, que foram para fora do país e trouxeram conhecimentos e técnicas. Por isso, o hospital foi se tornando referência para a região, pois as pessoas vinham ao hospital buscar o atendimento com estes médicos”.

Ainda, os autores evidenciaram que o livro além de retratar a história do Hospital São Vicente de Paulo, conta uma história de superação. “O Hospital São Vicente é uma amostra de que se a comunidade quer ela consegue organizar uma grande obra. Foi o esforço das pessoas que permitiu o crescimento dessa instituição que iniciou com três leitos e hoje tem mais de 700”, pontuaram.

Na oportunidade, o presidente do HSVP, Sr. José Miguel Rodrigues da Silva parabenizou os quatro escritores pelo incansável trabalho e pela riqueza do material coletado e disponibilizado na obra. “É uma honra presidir esta instituição de tão nobre trajetória. O HSVP não é dos Vicentinos ou de um grupo de pessoas, ele é um patrimônio da comunidade ”.

Para quem quer saber mais sobre o HSVP, suas histórias e personagens, o Livro Box “Hospital São Vicente de Paulo -100 Anos de História” pode ser adquirido nas Livrarias Delta, Livraria Diocesana, Sebo Acadêmico e na Tesouraria e Restaurante do HSVP.

Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Rodrigo Sardi

Galeria de fotos