Notcias

Notcias

Atividades lúdicas marcam o Dia Nacional de Controle de Infecção

15/05/2019

 O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é um dos setores fundamentais dentro de um serviço de saúde. É ele quem vai fiscalizar, tomar medidas e combater as infecções hospitalares. O mês de maio é dedicado ao Controle de Infecção Hospitalar, por isso, neste mês, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, por meio do SCIH promoveu diversas atividades para alertar sobre a importância da lavagem das mãos e o trabalho realizado pelos serviços. Nesta quarta-feira, 15 de maio, lembrado como Dia Nacional do Controle de Infecção, o SCIH e o Projeto de Extensão da Universidade de Passo Fundo, Sorriso Voluntário, realizaram uma blitz de higienização das mãos nos setores, trazendo de forma lúdica, a importância da lavagem das mãos no combate a infecção.

A prática de higienização das mãos exerce um papel essencial dentro das instituições de saúde. Durante as atividades educativas, a equipe do SCIH utilizou placas de PARE, para reunir os profissionais, falar sobre a importância de higienizar as mãos e realizar treinamento prático do passo a passo da higienização das mãos, com produto fluorescente. A enfermeira do Controle de Infecção, Letícia Biasi do Carmo evidencia ainda que, após a prática, “Carteiras de Habilitação em Higienização das Mãos” foram entregues aos funcionários e a placa SIGA foi utilizada para sinalizar que as mãos estavam limpas. “Na atividade lúdica realizada neste dia 15, em parceria com o Sorriso Voluntário, abordamos os profissionais nos setores assistenciais, para apresentarem a Carteira de Habilitação Mãos Limpas e/ou demonstrar o passo a passo da higienização das mãos. A abordagem final foi realizada cantando a paródia Louca da Infecção, que fala sobre a importância da prática, na prevenção de Infecção Hospitalar de uma forma lúdica, e proporcionando um momento de descontração com os profissionais envolvidos”, evidenciou a enfermeira.

As atividades para conscientizar e sensibilizar os profissionais quanto a importância da Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares, contaram ainda com o apoio da Gerência de Enfermagem, Núcleo de Segurança do Paciente, Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. A Campanha Institucional de Higienização das Mãos, teve início dia 06 de maio, e envolveu todos os funcionários com atividades educativas. “Prevenir as infecções hospitalares é uma tarefa de todos”, finaliza Letícia.

Foto: Atividade Lúdica reforçou os passos da higienização das mãos (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos