Notcias

Notcias

Cuidado com o meio ambiente é um dos pilares do HSVP

05/06/2019

O cuidado com a nossa saúde depende de vários fatores. Hábitos, cuidados, rotinas e o ambiente em que vivemos. É por isso, que cuidar do meio ambiente é também cuidar da saúde. Ar, água e alimentos de qualidade, sem poluição ou agrotóxicos, são fundamentais para prevenir doenças e promover saúde. Em função disso, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, a gestão ambiental é um compromisso institucional e no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de maio, faz um alerta para que todos preservem os recursos naturais e o meio ambiente.

Desde 2004, o HSVP mantém a Comissão do Meio Ambiente, uma equipe que desenvolve, permanentemente, programas de caráter preventivo, buscando reduzir os impactos ambientais de atividades pertinentes a um complexo hospitalar. Um dos fatores que reforça a importância desse trabalho é a diminuição da geração de resíduos plásticos ao longo dos anos. A Comissão também realiza visitas nas empresas responsáveis pela destinação final dos resíduos, a avaliação e acompanhamento de suas licenças ambientais junto aos órgãos fiscalizadores, com o objetivo do envio adequado dos resíduos.

Outro fator que reforça o compromisso do Hospital São Vicente com o meio ambiente é o trabalho desenvolvido na Lavanderia da instituição. O hospital mantém uma estação de tratamento de efluentes onde, diariamente, trata 150.000 litros de água. Deste total, 57.000 litros/dia são reutilizados na lavagem das roupas.
Ainda, todos os resíduos gerados pelo hospital têm sua destinação correta, sejam eles para a reciclagem ou aterro. Em 2018, o HSVP reciclou 245.940 mil quilos de papel, plástico, vidro, ferro e alumínio. Especificamente, foram reciclados 160.215 kg de papel, 79.557 kg de plástico, 1.400 kg de ferro, 4.040kg de vidro e 728kg de alumínio.

Foto: Em todos os setores o lixo é separado corretamente para ter seu destino (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)