Notcias

Notcias

Médicos do HSVP participam do COMIN 2019

06/06/2019

Os médicos Intensivistas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, Dra. Cristine Pilati e Dr. Alison Blum, participaram nos dias 31 de maio e 01 de junho do V Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Neurológica – COMIN 2019, que aconteceu em São Paulo.

O curso promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) reuniu cerca de 500 profissionais da área e abordou diversos temas e principais atualizações na especialidade. Dentre os assuntos, Dra. Cristine e Dr. Alison relatam que o evento trouxe à tona os estudos mais recentes, como, por exemplo, no painel Acidente Vascular Encefálico Isquêmico – Desafios Atuais. Discussões sobre o melhor momento de indicar anticoagulação pós-AVC e os melhores métodos de imagem chamaram atenção.

Além disso, o exame neurológico comum, a olho nu e suas diferenças com o pupilômetro foi outro tema comentado pelos participantes, assim como as discussões entre PIC invasiva versus não invasiva.

Durante o COMIN, os profissionais do HSVP aproveitaram ainda para conversar e com a AMIB e organizar a vinda do curso Emergency Neurological Life Support (ENLS), para Passo Fundo. O curso é projetado para ajudar os profissionais de saúde a melhorar a abordagem e o desfecho dos pacientes durante as primeiras horas críticas das principais emergências neurológicas. O ENLS oferece uma abordagem multidisciplinar e fornece um conjunto consistente de protocolos e checklists para uso durante o manejo do paciente. A previsão é que ele aconteça no segundo semestre, na AMEPLAN.

Foto: Profissionais participaram de palestras que abordaram os principais estudos atuais na área. (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)