Notcias

Notcias

HSVP promove evento sobre Cuidados Paliativos

10/06/2019

O Grupo Consultor de Cuidados Paliativos do Hospital São Vicente de Paulo promove no dia 27 de junho, a Mesa Redonda: "Desafios na Prática dos Cuidados Paliativos". O evento conta com a participação do médico do programa de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Rodrigo Kappel Castilho, o Geriatra integrante do GCCP Dr. Daniel Marcolin e a psicóloga e coordenadora do GCCP Débora Marchetti.

A mesa redonda é aberta ao público e acontece no Auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, (Rua Teixeira Soares, em frente ao HSVP) e tem início às 19h35min.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (2002), os Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameaça a vida, por meio de intervenção precoce, avaliação minuciosa e tratamento da dor e dos demais sintomas físicos, sociais, espirituais e psicológicos. Os cuidados paliativos devem iniciar no momento do diagnóstico, associados ou não à terapia curativa, para adultos ou crianças. Para que eles aconteçam é fundamental a comunicação entre paciente, família e equipe de profissionais da saúde. Assim, é possível realizar um plano de cuidado, estabelecendo os objetivos e prioridades individuais durante o tratamento.