Notcias

Notcias

14 de junho: Dia dos heróis da vida real

14/06/2019

Heróis das telinhas, frente a frente com os heróis da vida real. Flash, Homem Aranha, Mulher Maravilha, Capitão América, Batman. Esses e outros personagens, que são considerados heróis por combaterem o mal e salvarem vidas, se encontraram nesta sexta-feira, 14 de junho, com José, João, Edilaine, Letícia, Cecília e outras 100 pessoas, que estiveram no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realizando a doação de sangue. Heróis que, com seu gesto nobre, salvam vidas e ajudam no tratamento de muitos pacientes.

Este encontro foi uma homenagem do Serviço de Hemoterapia e do Grupo de voluntários Liga de Heróis, neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, as pessoas que de forma voluntária doam sangue. Os heróis chegaram cedo e fizeram a alegria de todos. Simbolicamente, a Hemoterapia entregou capas de heróis para os representantes do Grupo HemoVida, CIPA do HSVP e Projeto de Extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na oportunidade, a hemoterapeuta responsável pelo Serviço de Hemoterapia, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo agradeceu aos doadores de Passo Fundo e região, por colaborarem sempre e parabenizou pelo gesto de amor ao próximo. “Entregando estas capas para estes doadores queremos simbolizar nossa gratidão e reconhecimento a todos que doam e que são os heróis da vida real”.

O coordenador da Liga de Heróis Junior Wentz, agradeceu a oportunidade e também parabenizou os doadores. “Procuramos salvar vidas do jeito que podemos, com os nossos superpoderes igual vocês estão fazendo aqui hoje. Os doadores salvam muitas vidas com a doação de sangue”, enalteceu o capitão América, que além de alegrar, fez sua parte doando sangue.

O representante do Grupo Hemovida, Renato dos Santos evidenciou “que todos colaboram para fazer o bem. Profissionais e doadores são uma grande família”. “A doação é uma semente amor, sem olhar a quem. Saber que estamos salvando vidas é o maior agradecimento possível”, completou a doadora do grupo Eliane Louzado Benetti.

Edilaine Prodocimo também parabenizou a todos os doadores e agradeceu em nome da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HSVP a todos os funcionários que se mobilizam e fazem a doação.

Hemozito e seus superpoderes

A ligação da doação de sangue com os super-heróis iniciou com os alunos de Medicina da UPF. Integrantes do Projeto ComSaúde, Débora Cristina Schuh, escreveu uma história, e Ighor Prodlik Laimer, fez a ilustração e juntos com a Hemoterapia, desenvolveram o livro, “ O superpoder Real”, onde, o Hemozito, se transforma em herói e através da doação de sangue, salva vidas. O livro destinado aos pequenos serve como incentivo e conscientização para a doação. “Com o projeto queremos mostrar a importância da doação de sangue para todas as idades e sensibilizar as pessoas para que abracem a causa”, evidencia Letícia Cichocki Iuhniseki, acadêmica integrante do projeto.

Fotos: Heróis homenagearam doadores e também fizeram sua ação de cidadania (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Scheila Zang)
Foto: Capas foram entregues aos heróis da vida real (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Scheila Zang)


Galeria de fotos