Notcias

Notcias

Primeira artroplastia total de tornozelo do estado é realizada no HSVP

21/06/2019

A busca por novas técnicas e tecnologias na área da Medicina permite que mais pessoas tenham saúde e qualidade de vida. Mais uma vez, médicos do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, pioneiros, foram em busca do melhor tratamento para pessoas que necessitam de artroplastia de tornozelo ou prótese de tornozelo. Neste mês de junho, o ortopedista e traumatologista Cristhopher Lucca Stoffel, auxiliado pelos médicos Dr. Gilberto Nascimento e o Dr. Everton de Lima realizou a primeira artroplastia total de tornozelo do Rio Grande do Sul, no HSVP.

O procedimento é indicado para pacientes que possuem artrose ou desgaste da articulação do tornozelo. Porém, estes pacientes devem apresentar, preferencialmente, uma boa mobilidade da articulação, idade maior que 50 anos, não terem história de infecção prévia na articulação, dentre outras contraindicações relativas. “O grande benefício da técnica é o alívio da dor, mantendo a mobilidade da articulação, preservando dessa maneira a integridade das articulações adjacentes”, explica Dr. Stoffel, exemplificando que, a “outra cirurgia que temos para tratar artrose do tornozelo é a artrodese da articulação, que consiste na fusão da mesma, causando perda da mobilidade, e artrose (desgaste) das articulações adjacentes com o passar dos anos”.

O especialista em cirurgia do pé e tornozelo do HSVP e da Clínica IOT conta que sabendo do espírito vanguardista da equipe e instituição foi em busca de agregar algo que ainda não era feito. Foi quando, procurou aprender a técnica da prótese de tornozelo e realizou estágio no país em que ela foi criada, a Suíça. “Desde que voltei de uma formação complementar que fiz lá em 2014, focada em prótese de tornozelo, venho em busca de realizar este procedimento. Levou tempo pois, não tínhamos fornecedores do material no estado, alguns convênios não autorizavam por se tratar de técnica nova e tinha que encontrar o paciente que topasse realizar o procedimento sabendo se tratar de técnica inédita. Finalmente reunimos as condições necessárias e trouxemos mais essa inovação para o serviço HSVP/IOT e o estado. Quero tornar o HSVP/IOT referência no procedimento em nosso estado, para tratar os pacientes que necessita em buscam a técnica”, evidencia Dr. Stoffel feliz pelo sucesso do procedimento e por poder oferecer este tratamento aos pacientes. “Tivemos certeza de ser a primeira artroplastia total de tornozelo do estado, quando comunicamos sobre a realização do procedimento no grupo do Whatsapp que reúne todos os cirurgiões de pé e tornozelo do Rio Grande do Sul. Não tem registro de nenhuma outra cirurgia de prótese feita antes, confirmado pelos colegas de todo o estado”.

O procedimento que surge como uma esperança para os pacientes com artrose ou desgaste da articulação do tornozelo, tem como principal diferencial é a preservação da mobilidade da articulação. A recuperação para os pacientes “que realizam a prótese ao invés da artrodese é mais breve, pois voltam a caminhar com apoio do peso mais rapidamente que os pacientes submetidos à artrodese”.
A cirurgia é indicada pelo Ortopedista e traumatologista após exames e avaliação.

Foto: Procedimento tem como benefício a preservação da mobilidade da articulação (Foto Assessoria de Comunicação HSVP)

Galeria de fotos