Notcias

Notcias

Hospital São Vicente- 101 anos dedicados à saúde

23/06/2019

O Hospital São Vicente de Paulo é feito por pessoas, para as pessoas. Há mais de 100 anos tem como missão, o cuidado com a vida e a saúde. Diariamente quatro mil profissionais de diferentes áreas, trabalham com responsabilidade, amor e dedicação para atender há uma região com mais dois milhões de habitantes. Em 2018, foram 37.974 internações, 3.416 nascimentos, 38.883 procedimentos cirúrgicos, 2.318.443 exames laboratoriais e de imagem, números que mostram a dimensão desta casa de saúde.

Com um século de história, o hospital é considerado a maior instituição macrorregional do interior do Rio Grande do Sul. Referência em Alta complexidade em Neurocirurgia, Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia Intervencionista, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia, Nefrologia, Terapia Nutricional, além de ser um Centro Transplantador de Órgãos e Tecidos, hospital referência em Gestação de Alto Risco e Hospital de Ensino certificado pelo Ministério da Educação.
Diariamente, diversas histórias se cruzam nos corredores do Hospital São Vicente. São pessoas que buscam solucionar o seu problema de saúde, cuidar dela ou receber mais um integrante da família. O corpo clínico especializado e com profissionais preparados para qualquer situação, está em constante evolução e procedimentos pioneiros e inovadores são realizados na instituição a fim de trazer mais saúde e qualidade de vida para as pessoas.

A instituição possui mais de 63 mil m² de área construída e são muitas as profissões que fazem com que essa estrutura pulse. Cada detalhe é cuidado com carinho pelas pessoas, que muitas vezes o paciente não vê, mas que estão fazendo parte do tratamento. Como por exemplo, os marceneiros que fabricam os móveis para o que paciente e seu acompanhante tenham conforto, o jardineiro que cuida das flores e áreas verdes do hospital, as equipes de manutenção, informática, higienização, cozinha e muitas outras.

O que move o Hospital São Vicente de Paulo é a vida. São 101 anos, abrigando, acolhendo e auxiliando a população. Muitos já passaram por aqui para serem cuidados, outros tantos para cuidar, e as vezes esses papéis também já se inverteram. A segurança do paciente é um dos nossos pilares e por isso, somos Acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em nível I.

Essa segurança, carinho e cuidado é percebido por quem passa pelo hospital. Ana Dejanira Zang vê no São Vicente um lugar seguro onde sabe que pode contar, caso precise de algum atendimento. Há dois anos, ela passou por um procedimento para eliminar cálculos renais, a litotripsia. Para Ana, é muito gratificante poder contar com lugar onde possui profissionais capacitados e sempre prontos para ajudar. “O atendimento foi ótimo. Enquanto estava internada, sentindo dor, sempre tinha alguém cuidando e vendo como eu estava. Foi muito bom”, relata. Após a realização do procedimento, ela recebeu todo o suporte necessário para prevenção e cuidado com sua saúde. “É um grande hospital, as pessoas são sempre bem atendidas. Para mim é uma hospitalidade. É como se fosse a minha casa”, revela.

Evoluir e inovar para enfrentar desafios
Mesmo diante da crise vivenciada pelos hospitais filantrópicos, o Hospital São Vicente de Paulo entra nos seus 101 anos investindo e melhorando estruturas. Para outubro está programada a entrega de mais 30 leitos de internação e para agosto mais 10 leitos de UTI. Além disso, equipamentos para diagnóstico estão sempre em atualização para melhor atender a comunidade.

Foto: Atendimento humanizado é realizado no HSVP (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto: Hospital possui mais de 650 leitos de internação, divididos em duas unidades (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)



Galeria de fotos