Notcias

Notcias

Hospital São Vicente comemora 101 anos com nova logo marca

24/06/2019

 Passo Fundo celebra neste dia 24 de junho, os 101 anos do Hospital São Vicente de Paulo, a maior instituição macrorregional do interior do Rio Grande do Sul, que faz da cidade, um polo de saúde. Com uma trajetória de muitas lutas e desafios, a instituição que nasceu em 1918, quando o padre Rafael Iop, sacerdote palotino, então pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo, reuniu os confrades vicentinos, as zeladoras do Apostolado da Oração e outras pessoas e juntos tomaram a decisão unânime de fundar um hospital, de orientação católica, sob a proteção de São Vicente de Paulo. A instituição nasceu com missão de atender e servir, desde então, segue este propósito.

As comemorações dos 101 anos iniciaram no domingo, dia 23 de junho, com realização da Assembleia Geral dos Vicentinos, que integram o quadro social do hospital. Na oportunidade, foram apresentados os resultados de 2018, o balanço social, soluções e ações que estão sendo tomadas para combater a crise, visita as obras e reformas do hospital, além da apresentação da nova identidade visual do Hospital São Vicente.

Uma Missa de Ação de Graças aos 101 anos da casa de saúde foi realizada na Capela do hospital, no início da Assembleia. O momento de oração também foi de gratidão e homenagem ao Pe. Rudi Aloysio Hippler, que foi por 20 anos Capelão do Hospital São Vicente. Na ocasião, o presidente José Miguel Rodrigues da Silva, salientou que “nos 20 anos em que Pe. Rudi foi Capelão do hospital, mais do que missas e orações, o sacerdote pôs em prática a missão dada por Deus, objetivada pelo Pe. Rafael IOP na criação deste hospital, de abrigar e dar conforto aos mais necessitados”. Após a fala, José Miguel fez a entrega ao sacerdote da Medalha HSVP Honra ao Mérito, em reconhecimento aos seus 20 anos de trabalho e dedicação ao Hospital São Vicente. “Não sei se mereço tanto. Só quero agradecer a todos os colaboradores, administração, médicos e diretoria que me ajudaram nesta missão. Encerro esse trabalho certo de que a missão foi cumprida”, destacou Pe. Rudi.

Um novo século, novas histórias
O Hospital São Vicente de Paulo é feito por pessoas, para as pessoas. Diariamente quatro mil profissionais de diferentes áreas, trabalham com responsabilidade, amor e dedicação para atender há uma região com mais dois milhões de habitantes. Em 2018, foram 37.974 internações, 3.416 nascimentos, 38.883 procedimentos cirúrgicos, 2.318.443 exames laboratoriais e de imagem, números que mostram a dimensão desta casa de saúde.
O que move o Hospital São Vicente de Paulo é a vida. São 101 anos, abrigando, acolhendo e auxiliando a população. Muitos já passaram por aqui para serem cuidados, outros tantos para cuidar, e as vezes esses papéis também já se inverteram. A segurança do paciente é um dos pilares da instituição, e por isso, o hospital é Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em nível I.

Para brindar e agradecer a todas as pessoas que fazem parte desta história, a instituição lançou sua nova identidade visual, que a aproxima ainda mais das pessoas. Conforme Rodrigo Marcondes Sardi, Gerente de Comunicação e Marketing do Hospital São Vicente, a nova identidade visual foi desenvolvida pela Comunicação Social em meio a um grande desafio. “Estamos comemorando 101 anos de história, finalizando o ciclo da marca comemorativa ao centenário e iniciando um novo momento, o de acompanhar o crescimento e a evolução de nosso hospital, inovando, modernizando e atualizando a logomarca. Ainda, fazer com que os elementos gráficos que compunham essa nova identidade, remetessem à missão do Hospital São Vicente, simbolizando saúde, tecnologia e fé. O texto da logomarca refere-se ao nome da instituição, aproximando ainda mais nossa marca à linguagem popular em que somos reconhecidos, ou seja, “São Vicente”. Preservamos a cor azul e definimos um Manual de Identidade Visual do Hospital São Vicente de Paulo, para que todos saibam os formatos em que a nova logomarca deve ser utilizada”, explica Sardi.

Evoluir e inovar para enfrentar desafios
Mesmo diante da crise vivenciada pelos hospitais filantrópicos, o Hospital São Vicente de Paulo entra nos seus 101 anos investindo e melhorando estruturas. Para outubro está programada a entrega de mais 30 leitos de internação e para agosto mais 10 leitos de UTI. Também está em obra uma nova Unidade de Terapia Intensiva, além de equipamentos para diagnóstico que estão sempre em atualização para melhor atender a comunidade.

Foto: Assembleia Geral dos Vicentinos deu início as comemorações dos 101 anos do HSVP (Foto Assessoria de Comunicação/Caroline Silvestro)

Foto: Novo logomarca do hospital (ComSocial)

Galeria de fotos