Notcias

Notcias

Serviço de Hemoterapia: idosos representam 4,98% do total de doadores

04/07/2019

Doar sangue é um ato nobre e de solidariedade. Qualquer pessoa bem de saúde que tenha entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pode doar. No entanto, o baixo número de doação entre idosos chama a atenção. No Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, do total de doadores, os idosos representam 4,98%. Esse índice corresponde a um estudo desenvolvido em 2018 por profissionais do serviço e acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). O estudo abrangeu 69.804 doadores, no período de 2011 a 2017, entre 18 e 69 anos, que é a idade permitida pelo serviço. Desse total, 3.481 eram idosos, sendo 2.130 do sexo masculino e 1.350 do sexo feminino. Os doadores jovens representam 95,02% do total.

Esse estudo reforça a hipótese da baixa participação de idosos na doação de sangue e segue a linha de pesquisa da Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) e o Programa Nacional de Doação Voluntária de Sangue, que, em 2004, traçaram o perfil do doador de sangue brasileiro. Na ocasião, 3.108 pessoas foram entrevistadas e desse total, 0,68% eram idosos acimas de 60 anos. Acredita-se que esse cenário seja devido a alguns fatores como incidência de reações adversas da doação de sangue em idosos, a necessidade de ter realizado, no mínimo, uma doação de sangue antes dos 60 anos e pela falta de informação qualificada a respeito do funcionamento da doação de sangue.

O Projeto Doadores do Amanhã, uma parceria entre o Serviço de Hemoterapia e a Comunicação Social do Hospital São Vicente, programa de extensão ComSaúde, da UPF, a Academia Passo-Fundense de Letras, Secretaria Municipal de Educação e Câmara de Vereadores, além das atividades já desenvolvidas com as crianças, está realizando atividades no Creati com intuito de sensibilizar os idosos e seus familiares sobre a doação de sangue. Além disso, está sendo ofertado oficinas de literatura, jornalismo, saúde e artes visuais para os idosos trabalharem e desenvolverem ações e atividades alusivas ao tema.

Feira de Saúde no Creati
Em alusão as atividades feitas sobre doação de sangue e com o propósito de incentivar o cuidado com a saúde desta população, o Serviço de Hemoterapia do HSVP realizou nos dias 01 e 02 de julho, uma Feira de Saúde no Creati. Durante a Feira, além de orientações sobre doação de sangue, foi ofertado teste de aferição de glicose e pressão. A Feira contou com os alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem do Hospital São Vicente e do Serviço de Hemoterapia, além de alunos de Medicina.

Para realizar uma doação de sangue basta comparecer no Serviço de Hemoterapia do São Vicente localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 485, no 5º andar. O horário de atendimento é das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Para os idosos, é necessário ter feito pelo menos uma doação até os 60 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-4087.

Foto: O Serviço de Hemoterapia aceita doadores a partir dos 18 anos até os 69, para estes, é preciso ter feito uma doação antes dos 60 (Fotos: Assessoria de Comunicação/ Scheila Zang)
 

Galeria de fotos