Notcias

Notcias

Dissertação de Mestrado sobre dispositivo acoplado à caixa da medicação recebe conceito A

25/07/2019

 A Biomédica Paola Carra Fortuna, da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP, de Passo Fundo) -Bioserv SMO, recebeu o título de Mestre em Pesquisa Clínica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A apresentação da Dissertação do Mestrado aconteceu no dia 19 de julho, no Auditório Professor Tuiskon Dick, do Centro de Pesquisa Experimental, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

A dissertação de mestrado profissional teve como título “Avaliação da eficácia do uso de um bip digital acoplado à caixa de medicação na adesão ao tratamento farmacológico: um estudo quasi-experimental”, e foi orientada pela Profa. Dra. Ursula da Silveira Matte. Fizeram parte da Banca Examinadora a Profa. Dra. Leila Beltrami Moreira e Profa. Dra. Rosane Paixão Schlatter, ambas do Hospital de Clínicas da Universidade do Rio Grande do Sul, e o Prof. Dr. Hugo Roberto Kurtz Lisboa, da Faculdade de Medicina da IMED de Passo Fundo.

O estudo da adaptação de um dispositivo acoplado à caixa da medicação, criado por Paola, que lembra os pacientes com um alarme da hora de tomar as medicações corretamente, recebeu o conceito A. O estudo foi realizado na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente, gerenciada pela Bioserv SMO, de outubro de 2018 a abril de 2019, com um total de 26 pacientes. Ao final do estudo, foi observada uma média de adesão ao tratamento de 96,3%. Na avaliação dos participantes quanto ao uso do dispositivo, 88,5% classificou a intervenção como “Boa”, dentre as opções “Boa”, “Regular” e “Ruim”.

Os resultados indicam que esta ferramenta de baixo custo pode auxiliar muito na adesão dos pacientes ao tratamento, evitando o esquecimento de doses dos medicamentos, tendo como diferencial sua aplicabilidade na Pesquisa Clínica.

Foto Arquivo Pessoal

Galeria de fotos