Notcias

Notcias

Cirurgião Bucomaxilofacial realiza atualização no exterior

16/08/2019

 A busca por aprendizado, troca de conhecimento e atualização é uma das marcas do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Esta característica reforça o porquê de a cidade ser referência em saúde e estar sempre atualizada e realizando técnicas utilizadas em grandes centros. O Cirurgião Bucomaxilofacial Dr. Roberto Ferreira Zanin, que atua no Hospital São Vicente e IOT, esteve nos últimos meses em Madrid trabalhando com um dos mais renomados cirurgiões de ATM (articulação temporomandibular) do mundo, Prof. Dr. Rafael Martín Granizo, depois em Munique na Alemanha, realizando um curso intensivo de Cirurgia Ortognática e por fim, na Basiléa, Suiça, onde visitou o laboratório de tecnologias aplicadas à saúde e impressões 3D, pioneiros neste tipo de pesquisa e responsáveis pelos mais recentes e relevantes avanços científicos na área.

Para o membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial e membro da Associação Internacional de Cirurgiões Bucomaxilofaciais, um dos pontos determinantes para a busca de aprendizado no exterior é manter-se atualizado sobre novos tratamentos e alinhado ás condutas que estão sendo realizadas nos principais centros da especialidade no mundo. “Outro fator importante, é estar conectado com professores e profissionais experientes que contribuem de maneira bastante qualificada com o desenvolvimento de novas técnicas e tratamentos mais eficientes para as diversas patologias e doenças na área médica em geral e especialmente da Cirurgia Bucomaxilofacial”, enfatiza Zanin.

Sobre os aprendizados e o que observou nos países em que visitou, o cirurgião destacada dois pontos em evidência, cirurgias menos invasivas favorecendo uma rápida recuperação ao paciente e menor desconforto pós-operatório e incisões cada vez menores, como por exemplo a cirurgia por via artroscópica da ATM. “Vale destacar também a maneira como a tecnologia está sendo utilizada para facilitar o diagnóstico, planejamento cirúrgico e para se conseguir uma maior previsibilidade dos resultados, aumentando assim, os benefícios da cirurgia e a qualidade de vida dos pacientes. Embora no Brasil já se tenha acesso a estes tipos de tecnologias e em alguns serviços no país já se realize estes procedimentos, tanto impressoras 3D quanto programas de computador que realizam este tipo de planejamento, ainda são muito caros e, portanto, acabam dificultando o acesso para grande parte dos profissionais e dos pacientes brasileiros”.

Zanin avalia que o Brasil possui diversos hospitais excelentes, mesmo quando comparados aos melhores hospitais Europeus, com profissionais excepcionais e referências em diversas especialidades reconhecidos internacionalmente. Mas que, ainda há uma grande diferença, entre o Brasil e os países visitados “principalmente em relação ao acesso às tecnologias, materiais e equipamentos de ponta. Apesar de termos no Brasil acesso às inovações voltadas à saúde, muitas vezes esbarramos nos altos valores com que esses equipamentos aqui chegam e, o que em outros lugares fazem parte do cotidiano já há muito tempo, aqui ainda são exceção à regra”, observar Zanin, pontuando ainda que, em cidades que são referência para a saúde, como Passo Fundo, “vemos essa distância sendo reduzida aos poucos, com trabalho sério e competente, apesar das grandes dificuldades que são enfrentadas”.

Após as diversas experiências vivenciadas, o cirurgião relata que objetivos foram alcançados. “A busca por atualização, conhecer novas tecnologias que cada vez mais se tornam imprescindíveis para o diagnóstico e planejamento dos procedimentos, sejam eles cirúrgicos ou conservadores, trazer para a prática, técnicas e tratamentos menos invasivos, buscando cada vez mais resultados excelentes, previsíveis e melhorando a qualidade de vida aos pacientes, foi o que me levou a visitar outros centros. Com certeza uma experiência muito enriquecedora e válida”.

Foto: Cirurgião visitou vários centros para adquirir novos conhecimentos (Foto Arquivo Pessoal)
 

Galeria de fotos