Notcias

Notcias

HSVP e Instituto do Câncer Infantil ampliam parceria

03/09/2019

 O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recebeu nesta segunda-feira, 02 de setembro, a visita de um dos fundadores e atual presidente do Instituto do Câncer Infantil (ICI) de Porto Alegre, Dr. Algemir Lunardi Brunetto, que trouxe a notícia da ampliação da parceria das instituições e ajuda para crescimento da estrutura do Centro Oncológico Infantojuvenil. Hospital e ICI são parceiros desde 2016, quando foi inaugurado o Centro Oncológico e, agora, este acordo terá o implemento de auxílio em programas assistenciais, compartilhamento de tecnologias e suporte às famílias dos pacientes que realizam o tratamento na instituição.

Na visita, Algemir conheceu as instalações do Centro Oncológico, os números e as necessidades da instituição. A Direção Administrativa, representada pelo presidente José Miguel Rodrigues da Silva e o Superintendente Executivo Ilário De David, a Direção Técnica Médica, Dr. Adroaldo Baseggio Mallmann e Dra. Cristine Pilati e equipe do Centro, coordenada pelo oncologista pediátrico Dr. Pablo Santiago, apresentaram ainda, o projeto de construção de uma unidade de internação exclusiva para as crianças e adolescentes em tratamento, com 20 leitos, iniciativa que visa melhorar ainda mais o cuidado a estes pacientes.

O Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente é referência para 150 municípios da região, somando uma população de mais de dois milhões de habitantes. Atualmente 60 crianças e adolescentes estão em tratamento e uma média diária de 15 pacientes ficam internados. “Aqui no hospital existe uma equipe maravilhosa que atende crianças e adolescentes, com apoio da direção, e isso permite que eles tenham as melhores condições para fazer o tratamento e vencer a doença”, pontuou Dr. Brunetto, afirmando que o ICI é parceiro do projeto de ampliação e auxiliará o hospital nessa jornada. “Nós temos recursos de emendas parlamentares que serão destinadas para essa obra, no valor em torno de um milhão de reais. Além disso, existe um planejamento de projetos e programas para o desenvolvimento de questões assistenciais para pacientes e famílias, e também o esforço de buscar recursos adicionais tanto via ICI, quanto na comunidade”.

O coordenador do Centro Oncológico, Dr. Pablo Santigo, evidencia que a construção da ala de internação para esses pacientes é fundamental para aumentar a chance de cura do câncer, já que o acompanhamento da equipe multidisciplinar, também durante a internação, em um espaço preparado para atender esses casos, faz diferença. “Queremos agradecer ao Dr. Brunetto e o ICI por essa parceria que possibilitará a ampliação da nossa estrutura. Também agradecemos as empresas, parceiros e poder público que já são nossos apoiadores e que com certeza vão abraçar mais essa missão”.

O papel da comunidade no combate ao câncer infantojuvenil
Além da visita, na noite desta segunda-feira,02, Dr. Brunetto palestrou para profissionais e comunidade. Estiveram presentes Roger Borges, administrador do Hospital Municipal Dr. César Santos, representando o Executivo, vereador Saul Spinelli representando o Legislativo, Evandro Silva, presidente da Acisa, Dr. Paulo Reichert diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, além das empresas e instituições parceiras do Centro Oncológico: CACC, BSBIOS, Stok Center/Comercial Zaffari, Panvel e voluntários do Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) do Hospital São Vicente.

Em sua fala, Dr. Brunetto abordou o tema Câncer em Crianças e Adolescentes, explicando a realidade atual, missão do Instituto do Câncer Infantil, metas para a oncologia pediátrica no estado e no país, as políticas públicas em oncologia pediátrica e o papel que empresas, pessoas, poder público e comunidade tem no combate ao câncer infantojuvenil. “Ao longo dos seus 28 anos, o ICI tem como missão trazer a comunidade para apoiar os projetos e juntos construímos muitas coisas. Tenho certeza que em Passo Fundo vamos encontrar o empreendedorismo social e apoio para construirmos esse projeto e melhorarmos cada vez mais o atendimento as crianças e adolescentes que enfrentam o câncer”, enalteceu o oncologista pediátrico.

Sobre o ICI
Instituto do Câncer Infantil, criado em 1991, é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Desde o princípio, o objetivo foi oferecer a crianças e adolescentes com câncer a melhor oportunidade de vencer a doença. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, o ICI proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento. Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico medicamentos e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil. Atualmente, a instituição conta com um laboratório de pesquisa próprio, o que possibilita a descoberta de novas informações sobre a doença no Brasil e na América Latina.

Foto: Dr. Brunetto palestrou para empresas, parceiros, profissionais e voluntários (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto: Ampliação da parceria de HSVP e ICI garante recursos para obra de uma ala de internação para pacientes oncológicos infantojuvenis (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos