Notcias

Notcias

Semana de troca de conhecimentos e valorização dos funcionários

09/09/2019

 Adotado na década de 50 no Japão, o programa 5S´s é utilizado pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) desde 1996. O programa contém cinco diretrizes: senso de arrumação (Seiri), senso de ordenação (Seiton), senso de limpeza (Seisou), senso de higiene (Seiketsu) e senso de autodisciplina (Shitsuke). Todos os anos, o programa é evidenciado através de atividades organizadas pelos membros do Comitê 5S’s. Neste ano, a Semana 5S’s acontece de 09 a 13 de setembro e tem como lema “Recrie, Reinvente, Redescubra”, com várias atividades que preconizam o foco dos cinco sensos.

Nesta segunda, 09, a programação iniciou coma uma novidade. O tradicional “Dia do Descarte” proporcionou aos funcionários a troca de livros. Durante o mês de agosto os colaboradores trouxeram os livros, que já haviam lido ou não tinham mais interesse. Os mais de 400 exemplares arrecadados foram organizados pelo Comitê e expostos nessa segunda, para que fossem retirados. Cada funcionário pôde escolher dois. A “Troca de Livros” – Compartilhe Conhecimento foi aprovada e ao final da manhã, restavam poucos exemplares.

Ainda, o primeiro dia da Semana 5S´s contou com Feira de Saúde com verificação de Pressão Arterial e Teste de Glicemia, realizados pela Escola de Educação Profissional São Vicente e Circuito de Relaxamento, onde os colaboradores tiveram um momento de descontração e descanso.

A presidente do Comitê 5S’s Débora Kerber, que é Técnica de Segurança do Trabalho, enalteceu que a expectativa é de uma semana de muito aprendizado e alegria para os colaboradores. “O programa tem esse olhar voltado para o funcionário, então essa semana intensificamos isso, em diversas oficinas e atividades. Buscamos fazer uma programação diversificada e focada na questão da reciclagem, do reinventar a si mesmo, o ambiente do trabalho e o redescobrir, novas experiências, conhecimentos e habilidades”, pontuou Débora, evidenciando que a atividade “Troca de Livros” – Compartilhe Conhecimento, surpreendeu ao comitê pelo engajamento de todos. “Foi a primeira vez que realizamos e foi uma experiência muito legal. Não é um descarte dos livros, mas sim o compartilhar conhecimento, passar informações adiante”.

A programação da Semana 5S’s seguem com oficinas de reaproveitamento, alimentação, cuidados com a beleza, artesanato e Mostra de Talentos.

Fotos: Colaboradores trocaram livros e também aproveitaram para ler (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos