Notcias

Notcias

Farmacêutico: elo entre diagnóstico, tratamento e cuidado

11/09/2019

 É de conhecimento geral que em qualquer farmácia que esteja trabalhando dentro da lei, encontra-se um farmacêutico. Além da farmácia comercial, a atuação deste profissional vai desde a indústria que pesquisa o medicamento, a fábrica que produz as medicações, o laboratório que analisa os exames até o hospital onde o paciente está internado.

De todos os profissionais da saúde, o farmacêutico é o de mais fácil acesso. Sem necessidade de agendamento você conversa com alguém que passou cinco anos estudando sobre diversos assuntos, com o qual se podem obter informações e orientações seguras. Quando alguém diz que é farmacêutico, sabemos que ele pode fazer tudo isso. Mas, se alguém te disser que é farmacêutico clínico, você sabe o que significa?

As farmacêuticas residentes da Residência Multiprofissional Integrada do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realizada em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal ressaltam que, quando ficamos doente e vamos consultar, saímos com um diagnóstico e um tratamento. Esse tratamento foi desenvolvido baseado em uma população geral e deve funcionar para a maioria das pessoas. Entretanto, esse tratamento depende diretamente de você – da sua adesão, do seu fígado, do seu rim, do seu metabolismo e de diversos outros fatores. O profissional que pode ajustar e acompanhar a sua resposta ao tratamento é o farmacêutico clínico. “Hoje, grande parte da população adulta e idosa faz uso de cinco ou mais medicamentos de maneira crônica. Esses medicamentos além de terem especificidades, que aumentam ou diminuem seus efeitos, têm também objetivos terapêuticos. Manejar, organizar e monitorizar essas terapias é função do farmacêutico clínico”, explicam as profissionais, pontuando que a partir do diagnóstico médico, o farmacêutico clínico está apto a realizar o acompanhamento farmacoterapêutico.

A palavra é difícil, mas basicamente significa acompanhar se o medicamento prescrito está trazendo o resultado desejado. “O remédio da pressão controlou realmente a pressão? O da diabetes diminuiu ou controlou o açúcar no sangue? O da asma está controlando e evitando novas crises? Quem pode acompanhar esse processo é o farmacêutico clínico”, esclarecem. Ainda, este profissional, junto com a equipe multiprofissional, vem para garantir que o tratamento prescrito tenha o resultado esperado, para devolver a segurança e melhorar a qualidade de vida ao paciente crônico, identificar, orientar e manejar os efeitos colaterais e para adequar a terapia às individualidades do paciente.

O Farmacêutico Clínico sela o elo entre diagnóstico, tratamento e o resultado. “Este profissional veio para ajudar os demais profissionais da saúde naquilo que é o objetivo em comum – a saúde do paciente e para ajudar o paciente a obter os melhores resultados. Você faz uso de alguma medicação? Tem certeza que seu tratamento está tendo o efeito esperado? Agora você já sabe, procure um farmacêutico clínico”, destacam.

III Jornada de Farmácia promove atualização de conhecimentos

Para auxiliar na troca de experiências entre profissionais e estudantes das áreas envolvidas na Farmácia e atualizar conhecimentos, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo está com as inscrições abertas para a III Jornada de Farmácia - Assistência farmacêutica com foco na segurança, que ocorre nos dias 26 e 27 de setembro.

A programação irá abordar temas relacionados às perspectivas para a tecnologia na área da saúde, o papel do residente no cuidado clínico do paciente, cuidados paliativos, segurança do paciente, o papel do farmacêutico, a atuação do farmacêutico clínico em ambiente hospitalar, o papel do farmacêutico no gerenciamento do uso de antimicrobianos, oncologia e judicialização.

O evento é uma organização da Equipe de Farmácia do Hospital São Vicente de Paulo e da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer da UPF.

As inscrições estão disponíveis no site www.hsvp.com.br/cursos, até o dia 20 de setembro. Para saber mais informações acesse o evento da III Jornada de Farmácia do Hospital São Vicente, na página do Facebook.

Galeria de fotos