Notcias

Notcias

Fonoaudiólogos residentes do HSVP participam de Simpósio

16/09/2019

 Os residentes de Fonoaudiologia da Residência Multiprofissional Integrada realizada pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal, Carine Dalla Nora Siqueira e Rafael Rauber, participaram do I Simpósio de Sul- Brasileiro Multiprofissional de Oncologia Clínica e Cirúrgica. O evento aconteceu no início do mês, na cidade de Chapecó.

Na oportunidade, Carine apresentou um relato de experiência, sobre a demanda fonoaudiológica ambulatorial em hospital oncológico do norte gaúcho. Já Rafael, expôs um relato de caso, sobre a influência da laserterapia no nível de ingestão oral e qualidade de vida relacionada à deglutição. Este resumo científico é decorrente da pesquisa de TCC, realizada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Simpósio abordou também a temática do câncer, como um problema de saúde pública, as perspectivas atuais na reabilitação de câncer de cabeça e pescoço com enfoque em radioterapia, os avanços na terapia e no tratamento do câncer infantojuvenil, cuidados paliativos, oncologia clínica e cirúrgica nos tumores gástricos intestinais, além das intercorrências clínicas e assistência ao paciente oncológico, da atenção básica a atenção hospitalar.

Galeria de fotos