Notcias

Notcias

Encontro de Celebração da Vida reúne 29 famílias

16/09/2019

Abraços afetuosos, sorrisos carinhosos, reencontros. O sábado 14 de setembro foi recheado de emoção para 29 crianças e adolescentes, suas famílias e equipe multiprofissional do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O 2º Encontro de Celebração da Vida, que reúne pacientes que venceram o câncer infantojuvenil foi um dia para matar a saudade, celebrar as conquistas e viver!

As famílias foram recebidas no Centro de Eventos do Hospital São Vicente, na Associação dos Funcionários. Os mascotes Tuto e Doctornauta junto com os profissionais, deram boas-vindas aos visitantes com abraços afetuosos. “Como ele cresceu”, dizia um profissional, “Nossa eu estava com muita saudade”, enfatizava outra mãe. O reencontro depois de anos, foi recheado emoção pois, relembra aos pais toda batalha para vencer a doença e como é maravilhoso poder ver os filhos saudáveis e se divertindo. Para os profissionais, o momento é de satisfação ao ver que o trabalho realizado dia a dia com muito zelo, faz a diferença.

Após a recepção, as 29 famílias que vieram de diversos municípios do estado, participaram de um momento de Ação de Graças, onde o Pe. Fábio de Moraes fez uma reflexão sobre a vida e junto com todos fez uma oração agradecendo pelas graças alcançadas. Em seguida, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva deixou sua mensagem. “Nossa fé sempre será maior que os nossos obstáculos, vocês são a prova de que é possível. Agradecemos muito por saírem de suas casas neste sábado e virem participar desse momento de celebração conosco. Ficamos muito felizes em ver essas crianças e jovens felizes e aproveitando com suas famílias”.

O médico oncologista pediátrico, coordenador do Centro Oncológico, Dr. Pablo Santigo ressaltou a importância de todos estarem reunidos celebrando a vida. “Hoje temos aqui pacientes que há muito tempo passaram pelo hospital. Que eram crianças e hoje são jovens, ou adolescentes que agora já são adultos. Sentimos muito orgulho de vê-los aqui, e nos motivamos a buscar fazer sempre o melhor, para que essas festas recebam mais famílias para comemorar”, pontou Pablo, destacando que a instituição está sempre em constante atualização e melhora para ajudar mais pacientes. “Todos os dias pensamos em como podemos melhorar a estrutura, o atendimento, o espaço, tudo para que os pacientes tenham o melhor atendimento e consigam com fé e auxílio dos médicos vencer essa batalha. O Hospital São Vicente abraçou essa causa e segue lutando por ela. Essa celebração serve como força para continuarmos no nosso objetivo”, completou o superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David.

Emoção e gratidão
Além de celebrar a vida, o encontro é carregado de emoção. Ao longo dia, por várias vezes, lágrimas escorriam pelo rosto de pais e mães. Dessa vez, eram de alegria, já que, durante o tratamento elas eram de preocupação. Em nome das famílias, Juliana Piovesan, mãe da Fernanda Piovesan, que realizou tratamento para Leucemia, fez um agradecimento aos médicos, profissionais do Centro Oncológico e hospital. “Só temos a agradecer a todos, pois no momento difícil fomos acolhidos e amparados. Tínhamos os médicos incentivando, toda a equipe dando suporte, realmente estávamos em local humanizado, que faz toda a diferença. Hoje, vemos nos filhos bem e só temos gratidão”, relatou a mãe, agradecendo também a equipe do Centro Assistencial à Criança com Câncer (CACC). “Pegávamos nossos filhos, nossas malas e o CACC era nossa segunda casa. Só temos a agradecer pela recepção e carinho”.

Entre as famílias, surge o apoio e a amizade. Por isso, além de matar a saudade dos profissionais, o dia foi de rever os amigos, colocar a conversa em dia e trocar experiências, agora sem tantas preocupações.

Encontro de Heróis
A programação do 2º Encontro de Celebração da Vida contou ainda com o almoço, oficinas de massinhas com os voluntários do Núcleo de Cuidados Integrativos, Oficina de Maquiagem com a empresária e diretora de vendas da Mary Kay, Alessandra Pasinato, mateada com a Erva-mate Cristalina e muita diversão com a Liga de Heróis.

Dos pequenos aos grandinhos, todos quiseram fazer fotos com os super-heróis, além claro, de brincadeiras e muita alegria. Ainda, o BATMAN, Vinicius Kümpel, que também realizou tratamento contra o câncer, deixou um belo depoimento a todos as famílias, ressaltando a importância da fé e de confiar que a batalha pode ser vencida.

Parcerias
O evento organizado pelo Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente e Núcleo de Cuidados Integrativos, contou com o apoio do Stok Center, Indústria Balca Personalizados e utilidades domésticas, Erva-Mate Cristalina e Liga de Heróis.

Fotos: Dia foi de reencontros e muita alegria (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos