Notcias

Notcias

Escola de Enfermagem faz homenagem as suas ex-diretoras

30/09/2019

 A Escola de Educação Profissional São Vicente, mantida pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, celebrou sua trajetória de sucesso, na sexta-feira, 27 de setembro, por meio de uma homenagem às suas ex-diretoras. Na ocasião, Irmã Angelina Tonello, Irmã Josema – Ilba Josephina Librelotto- in memorian-, Irmã Francisca Edelburga Simon, Irmã Maria Mathilde Larcher, Irmã Maria Joana Sebben, Irmã Ilba Josephina Librelotto, Irmã Maria Bianchini, Enfª Heide E. Wayerbacher Hoffmann, Enfª Nara Lucia de Castro Fauth e Enfª Silvana Comiran receberam uma homenagem da direção do Hospital São Vicente e da Escola, além de inaugurarem a “Galeria de Ex-diretoras” na Escola.

A Escola de Educação Profissional São Vicente prepara e forma profissionais Técnicos em Enfermagem desde 1958, quando o então Bispo Dom João Cláudio Colling, em visitas aos 35 hospitais da região norte do estado, que eram atendidos por irmãs religiosas, passou a perceber a necessidade de que faltavam conhecimentos teóricos para as mesmas, pois atendiam com muito zelo os pacientes, porém não possuíam nenhum diploma legal que as amparassem nas suas atribuições profissionais.

Ao constatar isto, em 24 de junho de 1958, Dom Cláudio, assinou a provisão que, era de responsabilidade da Igreja fundar Escolas de diversos graus e da necessidade de profissionais habilitadas para o atendimento aos pacientes, e funda a Escola de Auxiliares de Enfermagem São Vicente, anexa ao Hospital São Vicente de Paulo. Com o auxílio das Irmãs Superioras Provinciais da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, das Irmãs de Nossa Senhora, das Irmãs Salvatorianas e das Irmãs de Caridade de São Vicente, sob o comando da Mitra Diocesana, foi constituído o corpo docente da Escola.

Desde sua fundação a Escola formou 1858 auxiliares de Enfermagem, profissionais que passaram a fazer diferença na qualidade da assistência prestada aos pacientes e familiares. Em setembro de 1999, com mudança na legislação de ensino, a Escola passou a formar apenas Técnicos de Enfermagem, de nível médio, e desde então, 1547 profissionais concluíram sua formação na instituição.

A solenidade de Homenagem as Ex-diretoras contou com a presença do presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva e demais membros da diretoria, além de confrades Vicentinos, do ex-presidente Plínio Grazziotin que estava presente na criação da Escola, o ex-presidente Décio Ramos da Silva, o superintende Executivo do HSVP, Ilário De David e demais integrantes da direção administrativa, as Irmãs Leonila e Terezinha, representando as Irmãs Salvatorianas, o Pe. Fábio de Moraes representando a Mitra Diocesana de Passo Fundo, o Gerente de Enfermagem do HSVP, José Olavo Lupatini Filho, além de professores e colaboradores da Escola.

Carla Sfreddo, atual diretora da Escola de Enfermagem, recepcionou suas antecessoras e enalteceu a emoção do momento. “Pensar sobre a criação da Escola nos encheu de curiosidade e alegria. Nas atas e documentos pudemos perceber com quanto carinho e dedicação foram dispensados naquele momento. Vocês ocuparam o mais alto cargo de uma instituição de ensino, exercendo com dignidade, mostrando sua capacidade intelectual, mas se destacando em todas as funções exercidas, pela sua essência de ser humano”, explanou a diretora, emocionando as homenageadas.

O presidente e o superintende executivo do hospital também deixaram uma mensagem de agradecimento ao trabalho realizado pelas Irmãs e Enfermeiras. Eles enalteceram a dificuldade enfrentada no início quando uma única pessoa era professora de todas e turmas e do crescimento da Escola, graças ao esforço das profissionais. “Hoje a escola tem um total de 330 alunos, mas, só chegamos a este número graças ao esforço destas ex-diretoras, que agora, estão eternizadas nesta Galeria. Nossa admiração e gratidão”.

Além de parabenizar as ex-diretoras pelo trabalho e agradecê-las, o Pe. Fabio de Moraes destacou o pioneirismo e olhar visionário de Dom Cláudio, ao criar a Escola de Enfermagem e a parcerias das Congregações cedendo profissionais para ministrarem as aulas. “Em nome da Mitra Diocesana, quero salientar o trabalho maravilhoso realizado por esta Escola e ex-diretoras na formação de profissionais humanizados, que saíram daqui preparados para atender e cuidar de pacientes e famílias”, evidenciou.

Em nome das homenageadas, Irmã Maria Bianchini agradeceu pelo momento e gesto de gratidão. “Sempre buscamos ensinar além da teoria e técnica, a importância do cuidado humanizado e zeloso. Muitas vezes o que paciente precisa é de um olhar afetuoso, uma atenção e sempre mantivemos isto no ensino desta escola. Ficamos muito lisonjeadas com esse carinho e lembrança”.

Na oportunidade, também foram homenageadas Marta Hoffmann que se dedicou por 32 anos como secretária da Escola, a vice-diretora Marilene Portella hoje, Diretora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, e a Auxiliar de Enfermagem Luci Polina, que se formou na Escola e há 35 anos atua no Hospital São Vicente.

Foto: Ex-diretoras receberam homenagem através de uma Galeria feita na Escola (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/ Luiz Lorenzi)