Notcias

Notcias

Reforço no combate ao Câncer de Mama

01/10/2019

 Mundialmente lembrando e enfatizado, o Outubro Rosa é uma campanha para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e adequado tratamento do Câncer de Mama. Nesta terça-feira, 01 de outubro, para iniciar as ações do mês rosa, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo contou com reforço especial. As policiais femininas do 2º esquadrão do 3º Regimento de Polícia Montada (RPmon), da Brigada Militar, que realizaram na esquina da rua Teixeira Soares com a rua Uruguai uma Blitz da Prevenção.

Juntamente com a equipe do Centro de Imagem da Mama (CIM) do HSVP, as policiais abordaram as mulheres e fizeram a entrega de folderes informativos e o laço Rosa, símbolo da campanha. Conforme a capitã Andreza do Amarante dos Santos a ideia da ação surgiu quando ela conversava com a policial Daiane Toldo de Barros Nickel, que também é Enfermeira. “Estávamos falando sobre ações de prevenção, quando começaram a surgir as ideias do Outubro Rosa. Então pensamos nas policiais femininas abordando as mulheres e orientando para que façam os exames preventivos”, explicou a capitã, pontuando ainda a importância da presença dos profissionais da saúde. “ A parceria com Hospital São Vicente veio para possibilitar que passássemos uma informação mais técnica do assunto, já que sabemos as orientações básicas. A operação, além de abordar as mulheres aqui na Teixeira, se espalhou por outros pontos de maior movimentação na cidade”.

A ação atingiu centenas de mulheres, de todas as idades. Passaram pelo local mulheres que já conheciam a campanha, outras que já enfrentaram o tratamento ou também aquelas que precisavam de mais informações sobre exames e diagnóstico. Jacira Bitela, 46 anos, de Passo Fundo, fez questão de parar e colocar o laço rosa em apoio a causa. Ela, que já enfrentou a doença, sabe como é importante o diagnóstico precoce. “Descobri os nódulos no banho. O seio estava inchado e começou a sair pus. Então, procurei o hospital e como tinha vários nódulos optei pela mastectomia das duas mamas. Cinco anos depois, coloquei as próteses de silicone”, relata Jacira, orientando as mulheres sobre a importância do autoexame. “Não tenham vergonha de se tocar ou medo de dizer que encontraram um carocinho. Quanto antes buscar ajuda vai ser melhor. Quando decidi por tirar as mamas, escolhi viver e hoje estou bem e divulgando a campanha”.

A médica Dra. Daniele Cavalheiro Vieira Floss, responsável técnica do Centro de Imagem da Mama agradeceu a Brigada Militar pela parceria e evidenciou a importância de divulgar informações sobre o Câncer de Mama. “É uma bela iniciativa essa integração entre o CIM e a Brigada Militar, com o intuito de divulgar o Outubro Rosa. Iniciativas como essa, são muito bem-vindas, para responder possíveis dúvidas das mulheres. Parabenizo à Brigada Militar, na pessoa da Capitã Andreza do Amarante dos Santos, por procurar-nos para realizar essa parceria e o CIM estará sempre à disposição da comunidade para a realização de eventos similares, buscando a conscientização da população sobre a importância da realização dos exames de rotina na prevenção do Câncer de Mama, que é o tipo de Câncer com maior incidência entre as mulheres do mundo”, enalteceu.

Galeria de fotos